Estão abertas as inscrições para o Fórum Social Brasileiro

Por Marcela Cornelli

O Fórum Social Brasileiro será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro de 2003, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O Fórum está sendo convocado pelas Entidades constituintes do Conselho Brasileiro e seguindo a carta de princípios do Fórum Social Mundial. O evento será um espaço aberto e plural de articulação, de troca de experiências e debate democrático entre brasileiros e brasileiras que contará com a participação de aproximadamente 50 mil pessoas.

Abordará com profundidade crítica os alcances, conseqüências e singularidades da globalização neoliberal no Brasil que atualmente vive um momento histórico com novas possibilidades e velhos limites a transformação social. Será um lugar de debates sobre as alternativas concretas ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital, que através do imperialismo e da guerra covarde destroem a vida e o meio ambiente, comprometendo o futuro do mundo.

Dentre as inúmeras atividades culturais, políticas, conferências, reuniões de articulação e atividades auto-gestionadas, as conferências centrais estarão assim organizadas:

1 – Alca, OMC e dependência Externa: estratégias econômicas de dominação;

2 – Globalização armada e militarização na América Latina;

3 – Superação do neoliberalismo por meio de projetos democráticos, populares, não sexistas e anti-racistas de desenvolvimento sustentável;

4 – Justiça social, direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, gerações e superação do preconceito racial no Brasil;

5 – Estado e movimento sociais: repressão, cooperação, cooptação;

6 – A ação global dos movimentos sociais.

As conferências são de responsabilidade da Coordenação Nacional do FSB e as demais atividades (painéis, mesas de diálogo e controvérsias, testemunhos, seminários e oficinas) serão de responsabilidade das entidades propositoras, no mínimo 3 entidades, sendo que pelo menos uma delas deve ser integrante do Conselho Brasileiro.

As inscrições estão assim definidas:
Entidades – Até o dia 15/10/03 – valor R$50,00; e Participantes – Até dia 15/10/03 – valor R$10,00.

As inscrições de entidades e participantes deverão ser feitas através do site http://www.fsb.org.br

Fonte: CUT Nacional