Bancários fazem nova contraproposta

Por Marcela Cornelli

A Executiva Nacional dos Bancários decidiu ontem, dia 4/10, fazer uma contraproposta para a Fenaban, em mais uma tentativa de vencer a intransigência dos banqueiros e reabrir as negociações.

Os bancários analisaram seis propostas apresentadas em assembléias regionais e definiram por um reajuste de 19%. A Executiva Nacional também vai reivindicar um abono de R$ 1.500 para todos os bancários e o não desconto dos dias parados.

Para os funcionários dos bancos públicos, a Executiva Nacional solicita a reabertura das negociações dos pontos específicos com as direções de BB, CEF, Basa e BNB. As reivindicações são as mesmas definidas nos congressos específicos e já encaminhadas aos bancos. “Vale ressaltar que a nossa Campanha Salarial é unificada. Mas existem negociações específicas que queremos avançar com os bancos públicos, tanto os federais como os federalizados”, explicou Vagner Freitas, presidente da CNB/CUT e coordenador da Executiva Nacional dos Bancários.

Os bancários enviaram ainda ontem uma carta ao presidente da Fenaban, Márcio Cypriano, e para as direções dos bancos públicos com a contraproposta e o pedido de reabertura das negociações. Também será enviada uma carta à Presidência da República, solicitando uma audiência com presidente Lula.

A Executiva Nacional dos Bancários visita hoje o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto para conquistar apoio de deputados, senadores e ministros.

Fonte: CNB/CUT