ATO E CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE À OCUPAÇÃO DO BAIRRO PINHEIRINHO SP MOVIMENTA CENTRO DE FLORIPA

Você sabe o que é o Pinheirinho?
É um bairro localizado na cidade de São José dos Campos, SP. Nele viviam aproximadamente 9.000 pessoas desde fevereiro de 2004, onde famílias construiram suas casas. Esse bairro nasceu da ocupação dessa área, que formalmente pertence a um grande empresário especulador: Naji Nahas (que tem uma extensa ficha criminal por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro) onde o Pinheirinho é parte da massa falida de uma de suas empresas.

No último domingo (22/01/2012), centenas de famílias de trabalhadores foram violentamente expulsas e massacradas em sua comunidade por uma operação ordenada pelo governador do Estado de São Paulo – Geraldo Alckmin / PSDB – que contou com cerca de 2.000 policiais militares convocados em pelo menos 33 municípios, incluindo a ROTA e a Tropa de Choque, armamentos letais com pistolas e automáticas, balas de borracha e gás lacrimogêneo e pimenta.

O saldo foi inúmeros feridos, inclusive mulheres, idosos, crianças e até deficientes físicos, com o governo do Estado e a prefeitura omitindo informações sobre os reais acontecimentos.  Infelizmente, quando não pela forma da omissão, os governos tratam os problemas da falta de moradia no nosso país com violenta repressão da pobreza através da força policial ao invés de implementarem efetivas políticas públicas.

A grande mídia esconde vergonhosamente toda a repressão e autoritarismo em que foram tratados os trabalhadores do Pinheirinho. O poder judiciário reforça a ordem da desocupação, preferindo defender os “direitos” de um corrupto ao invés de defender o legítimo direito à vida, dignidade e moradia das famílias do Pinheirinho. O governo federal se coloca como “neutro”, na prática, ficando do lado dos ricos e poderosos.

Tendo isso em vista, foi encaminhado após o ato uma reunião para esta segunda-feira (30/01) às 19h na sede do SINDPD/SC, localizado na Avenida Mauro Ramos, nº 80, Centro de Florianópolis (em frente ao IEE – Instituto Estadual de Educação) com o intuito de organizar o transporte para a presença na manifestação e a continuidade de ações de solidariedade ao Pinheirinho na nossa cidade.

Campanha de Solidariedade:

Este povo, que neste momento caiu, poderá se levantar com a nossa ajuda!

Contribua!

Agência: 4223-4

Conta Corrente: 8908-7

Central Sindical e Popular Conlutas

Assinam este documento:

SINTRAJUSC , SINTAEMA, SINDPD/SC, SINTRASEM-Oposição, CSP-Conlutas, ANEL, PSOL, PSTU, JCA, DCE da UFSC e UNISUL, Coletivo “Para além da História”, Novas Brigadas Populares, MUP, ABEF, FEMEH, SEEB-Florianópolis, SINTRATURB, ASSIBGE-SC, APRASC, SINDSAUDE.