Assembleia aprova mobilizações para 24 de março contra a Reforma Administrativa. Veja como participar

O Sintrajusc realizou, no sábado (20), Assembleia Geral Virtual dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal de SC em que se aprovou a participação nas mobilizações nacionais marcadas para o dia 24 de março (quarta-feira), na luta contra a Reforma Administrativa.

Foi decidido: 1) rodar carro de som em Florianópolis e nas maiores cidades do estado e divulgar mensagem em emissoras de rádio em parceria com outros Sindicatos em defesa dos serviços e dos servidores públicos. O Sintrajusc ficou responsável pela mensagem na Rádio Oeste Capital (93,3 FM de Chapecó), Rádio Clube de Lages (98,3 FM) e Rádio Onda Jovem (FM 107.5 de Forquilhinha); 2) fazer duas lives na quarta, uma às 14 e outras às 17 horas, sobre a Reforma Administrativa com o tema “Fim da estabilidade e redução de salário: o assunto interessa?; 3) divulgar ao longo do dia fotos de servidores e servidoras com cartazes em defesa dos serviços públicos, formando um Mural Virtual. Duas sugestões de frases foram: a) PEC 32 = REDUÇÃO DE SALÁRIO E FIM DA ESTABILIDADE PARA SERVIDORES PÚBLICOS; b) NÃO À REFORMA ADMINISTRATIVA, SIM AO SUS! Em síntese, responda por que você é contra a proposta de Reforma Administrativa. É possível também abordar os outros temas do dia da mobilização, como a Vacina Já para toda a população.

As fotos, em alta resolução, devem ser enviadas para o número (zap) 48 9 9175-1694 indicando: nome da pessoa e local de trabalho (justiça e cidade). A orientação é para que o servidor ou servidora escreva a mensagem em folha A4. Ex: Denise Zavarize, servidora aposentada da JT Florianópolis. Com esse breve texto envie a sua foto segurando o cartaz com a mensagem escolhida, como fez a coordenadora do Sindicato Denise Zavarize na foto abaixo. O envio desse material autoriza o uso, pela imprensa do Sindicato, em redes sociais, no site e na campanha contra a Reforma Administrativa.

Denise Zavarize, servidora aposentada da JT Florianópolis

Na abertura da Assembleia, foram abordadas as pautas mais urgentes para a categoria, como o impacto da aprovação da PEC Emergencial, a tramitação da Reforma Administrativa (PEC 32) e a defesa de medidas de proteção frente à pandemia. Foram destacados os efeitos da PEC Emergencial, que traz diversos gatilhos para congelar os gastos públicos, assim como os ataques contidos na Reforma Administrativa, com destaque para o princípio da subsidiariedade, que leva a prioridade pela prestação de serviços para o setor privado.

Frente a esses ataques, as Centrais Sindicais e os movimentos populares indicaram o 24 de março como um Dia Nacional de Mobilização.

A PROGRAMAÇÃO FICOU ASSIM:

8 e 13 horas – Passagem do carro de som nas principais ruas de Florianópolis (outros Sindicatos irão cobrir outras cidades)

Manhã e tarde – Inserções de mensagem em três rádios: Rádio Oeste Capital (93,3 FM de Chapecó), Rádio Clube de Lages (98,3 FM) e Rádio Onda Jovem (FM 107.5 de Forquilhinha (outros Sindicatos irão cobrir outras cidades)

14h – Live 1 sobre a Reforma Administrativa no Facebook do Sindicato – https://www.facebook.com/sintrajusc.sindicatodostrabalhadores

17h – Live 2 sobre a Reforma Administrativa no Facebook do Sindicato – https://www.facebook.com/sintrajusc.sindicatodostrabalhadores

Durante todo o dia – Construção de Mural Virtual com envio, pelos colegas, de fotos com cartazes e vídeos de até 15 segundos contra a Reforma Administrativa

Além da Reforma Administrativa do governo Bolsonaro, estará na pauta a defesa de medidas de proteção frente à pandemia, como vacina para todos e todas e pelo SUS, ampliação da testagem e garantia de emprego e salários na necessidade de lockdown.

Foi reforçada a importância da luta coletiva contra o governo e seus ataques, mesmo em meio à pandemia, porque as dificuldades já enfrentadas pela população irão se agravar caso prossigam as medidas de desmonte dos serviços públicos.

Com informações do Sintrajufe