Aprovado reajuste da indenização de transporte de Oficiais de Justiça da JT

Na tarde desta sexta-feira, 26, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou, por unanimidade, o reajuste da indenização de transporte (IT) de oficiais e oficialas de justiça. Considerando o parecer técnico anterior proposto no CSJT (aumento de R$ 66,00) e o atual, de R$ 230,00, a indenização passará para R$ 2.075,88 a partir de 1 de setembro. A coordenadora do Sintrajusc Maria José Olegário acompanhou a sessão em Brasília.

O Sintrajusc havia se manifestado junto ao TRT-SC reivindicando o reajuste e, nesta sexta-feira (26), recebeu da Administração ofício informando da decisão do Conselho.

A proposta de reajuste da indenização de transporte constava no pedido de providências 2351-86.2021.5.90.0000. Desde 2015, o valor estava congelado, sem considerar a inflação do período, principalmente aumentos relacionados ao setor de transporte, combustíveis e manutenção de veículos. Em 8 de agosto, o Conselho da Justiça Federal (CJF) havia aprovado a concessão de reajuste da indenização de transporte de oficiais e oficialas da JF para R$ 2.075,88. A reivindicação da Fenajufe, dos sindicatos e entidades representativas do segmento era de isonomia entre os ramos, o que agora foi confirmado pelo CSJT.

Também foi aprovado, por sugestão do relator, ministro Brasilino Santos Ramos, que, no primeiro trimestre de cada ano, haverá um estudo pela área técnica sobre inflação e custos relativos ao setor de transportes, a fim de possibilitar a inclusão de reajuste da indenização para o ano seguinte.