14 DE AGOSTO É DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO NO JUDICIÁRIO

A Diretoria Executiva da Federação definiu o plano de lutas a serem encaminhadas nos próximos meses e que serão apresentadas na reunião ampliada, nos dias 15 e 16 de agosto. Na reunião, foram discutidas as propostas apresentadas pela comissão interdisciplinar e pelos diretores gerais e também a estratégia de atuação que deverá ser adotada na luta pelo Plano de Carreira. Já está marcado o Dia Nacional de Paralisação, em 14 de agosto, com o objetivo de mobilizar os servidores para uma campanha mais intensa nos próximos meses em defesa da revisão salarial e do Plano de Carreira. No dia 14 de agosto, além dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, também estarão mobilizadas várias outras categorias e militantes dos movimentos sociais, na Jornada Nacional Unificada de Lutas, convocada pela CUT e outras centrais sindicais.

O Dia Nacional de Paralisação, conforme deliberado pela Diretoria Executiva da Fenajufe, terá o seguinte eixo central: Revisão salarial e defesa do Plano de Carreira; e redução da jornada de trabalho sem redução de salário e direitos.

Outro encaminhamento aprovado na reunião da Diretoria Executiva é o posicionamento contrário à proposta dos diretores gerais, apresentada à comissão interdisciplinar no dia 29 de junho. A diretoria da Federação solicitará audiências com os DGs e presidentes dos tribunais superiores para conversar sobre o Plano de Carreira e reivindicar que não haja retrocesso em relação à atual lei do PCS e tentar impedir a quebra da paridade. Também vão cobrar dos tribunais empenho para a aprovação do PL 319, discutir a tabela salarial para que nenhum servidor tenha perdas, cobrar a continuidade da discussão sobre a proposta de Plano de Carreira, barrar a gratificação de desempenho e garantir a correção das distorções salariais entre os cargos.

O coordenador geral da Fenajufe e representante do Sindjus/DF na Comissão Interdisciplinar, Roberto Policarpo, se reuniu com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, Alcides Diniz, para, entre outros pontos, cobrar o calendário de discussão do Plano de Carreira. Alcides informou que vai agendar uma reunião com os diretores e secretários gerais entre os dias 3 e 4 de agosto, para que a redação do anteprojeto seja fechada e encaminhada aos presidentes dos tribunais. A expectativa é de que o texto seja encaminhado ao Congresso Nacional até o final de agosto.

Da Fenajufe, com informações do Sindjus/DF