111 servidores participam do Encontro de Plano de Carreira

O II Encontro Nacional de Plano de Carreira da Fenajufe realizada neste sábado e domingo [7 e 8] no Hotel Nacional, em Brasília, reuniu 111 participantes de 25 entidades. Cada sindicato informou sobre as atividades e propostas desenvolvidas nos seus estados para o Plano de Carreira, houve um momento especial para debater pontos relevantes. Além disso, foram debatidas questões ligadas à conjuntura e crise econômica.

A abertura foi com o economista, mestre em ciências políticas, especialista em políticas públicas e assessor técnico da Câmara dos Deputados, Lécio Morais. Ele fez uma palestra sobre a crise econômica. Explanou sobre conjuntura e tirou dúvidas dos participantes. “Para o governo manter a garantia de crédito e tentar recuperar a quebra também será reduzido o crédito interno para manter a estabilidade financeira. Deve-se esperar um maior endurecimento das negociações salariais, principalmente com o governo” analisou Lécio.

Em relação ao Plano de Carreira, os sindicatos apresentaram suas propostas, os pontos consensuados e os que ainda não estão claros. E também afirmaram ter a intenção de levar os resultados dos debates para suas bases com intuito de formatar as propostas do Plano de Carreira. Questões ligadas a funções, desenvolvimento de carreira, aprimoramento e qualificação dos trabalhadores também foram os principais focos de discussão.

O domingo foi dedicado a debater os quatro pontos: cargos e atribuições dos cargos; funções comissionadas; adicional de qualificação; e desenvolvimento na carreira. “O principal deste encontro foi fazer um balanço das discussões que estão sendo feitas nos estados. E deu para gente perceber, que em praticamente todos os estados, está sendo feito um processo de discussão com a base. E a partir dessas vieram soluções, eventualmente diferentes umas das outras, mas todas convergindo para um objetivo”, falou o servidor Caio Teixeira, de Santa Catarina.

Os sindicatos deverão debater em assembléias e seminários para a categoria decidir suas propostas a ser apresentadas na Reunião Ampliada da Fenajufe, nos próximos dias 29 e 30, oportunidade de deliberar a proposta do Plano de Carreira dos servidores do judiciário e MPU.
Da Fenajufe – Patrícia Carbri