Veja quem vai dirigir o Senado no biênio 2007-2008


Depois de reempossado na presidência do Senado Federal, o senador Renan Calheiros [PMDB/AL] conduziu a eleição dos demais membros da Mesa Diretora da Casa.
Assim, para a 1ª vice-presidência foi eleito o senador Tião Viana [PT/AC]. A 2ª vice-presidência ficou com o senador Álvaro Dias [PSDB/PR].
A 1ª secretaria será comandada pelo senador Efraim Morais [PFL/PB]. Para o cargo de 2º secretário, foi eleitor o senador Gerson Camata [PMDB/ES]. A 3ª Secretaria ficará sob comando do senador César Borges [PFL/BA] e 4ª Secretaria, com o senador Magno Malta [PR/ES].
Foram eleitos ainda para as suplências da Mesa os senadores Papaléo Paes [PSDB/AP], Antonio Carlos Valadares [PSB/SE], João Claudino [PTB/PI] e Flexa Ribeiro [PSDB/PA], como 1º, 2º, 3º e 4º suplentes, respectivamente.

Comissões permanentes

O acordo que permitiu a reeleição de Renan abrangeu também a presidência das comissões permanentes, cuja eleição ocorrerá na próxima terça-feira, 6 de fevereiro, a partir das 16h, nas salas das próprias comissões. Uma nova reunião foi marcada para a segunda-feira, 5 de fevereiro, para confirmação dos nomes.
De acordo com líderes ouvidos pela Agência Senado, o acordo prevê que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania [CCJ] continuará sendo presidida pelo senador Antônio Carlos Magalhães [PFL/BA], e a Comissão de Relações Exteriores [CRE] terá como presidente o senador Heráclito Fortes [PFL/PI].
Ao PT coube a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos [CAE], que será exercida pelo senador Aloizio Mercadante [SP]. Pelo PDT, o senador Cristovam Buarque [DF] passa a presidir a Comissão de Educação [CE]. O PMDB ficou com as presidências das comissões de Agricultura e Reforma Agrária [CRA] e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle [CMA].
A Comissão de Assuntos Sociais [CAS] deve ser presidida pela senadora Patrícia Saboya [PSB/CE]. O PSDB deve assumir a presidência da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura [CI], com o senador Marconi Perillo [PSDB/GO], e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo [CDR].

Fonte: Fenajufe, com Agência Senado e Agência Diap