Câmara dos Deputados tem nova Mesa Diretora

Após ser empossado como presidente da Câmara dos Deputados, na noite desta quinta-feira, 1º de fevereiro, Arlindo Chinaglia [PT/SP], eleito com 261 votos em segundo turno, anunciou a composição da Mesa Diretora, que vai dirigir os trabalhos da Casa nos próximos dois anos. O 1º vice-presidente, Nárcio Rodrigues [PSDB/MG], foi eleito com 419 votos [93 em branco]. Para o cargo de 2º vice-presidente, o deputado Inocêncio Oliveira [PR/PE] obteve 305 votos contra 180 votos do deputado Damião Feliciano [PR/PB]. Houve 27 votos em branco.
Para a 1ª secretaria, o deputado Wilson Santiago [PMDB/PB] obteve 205 votos. Os deputados Osmar Serraglio [PMDB/PR] e Hermes Parcianello [PMDB/PR] conseguiram 190 e 102 votos, respectivamente. Houve 15 votos em branco para este posto. Santiago e Serraglio disputarão o cargo em 2º turno.
O deputado Ciro Nogueira [PP/PI] foi conduzido à 2ª secretaria com 415 votos [97 em branco]. Para a 3ª secretaria, Waldemir Moka [PMDB/MS], único candidato, foi eleito com 449 votos [63 em branco]. Na 4ª secretaria, José Carlos Machado [PFL/SE] assumirá o posto com 443 votos [69 em branco].
Os quatro deputados mais votados para as quatro suplências foram: Manato [PDT/ES], com 392 votos; Arnon Bezerra [PTB/CE], com 335 votos; Alexandre Silveira [PPS/MG], com 334 votos; e Deley [PSC/RJ], com 258 votos. A deputada Maria do Carmo Lara [PT/MG] obteve 248 votos.

Eleição para presidente foi apertada

A escolha do novo presidente da Câmara se deu em uma votação bastante disputada e a diferença do número de votos entre o candidato eleito, deputado Arlindo Chinaglia [PT/SP], e o seu concorrente, Aldo Rebelo [PCdoB/SP], foi de apenas 18 de votos. O pleito foi para o segundo turno, acabando por volta das 20h55.
O novo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia [PT/SP], foi eleito com 261 votos. Aldo Rebelo [PCdoB/SP], que tentava a reeleição obteve 243 votos. Houve seis votos em branco. No 2º turno houve dois votos a menos que no 1º, quando 512 deputados votaram.
Depois de proclamado o resultado pelo presidente da sessão, deputado Henrique Eduardo Alves [PMDB/RN], imediatamente Chinaglia foi empossado. O novo presidente da Câmara fez breve discurso e passou a comandar a sessão de votação dos demais membros da Mesa Diretora.
Ao discursar, Chinaglia pediu a ajuda dos seus pares para “errar o menos possível” na condução da Câmara.

Fonte: Fenajufe, com Agência Câmara e Agência Diap