Plano de Lutas aprovado no 10º Congrejusc prepara Sindicato para as lutas dos próximos três anos

O X Congresso Ordinário do Sintrajusc, realizado nos dias 8 e 9 de outubro em Florianópolis, encerrou com a aprovação do Plano de Lutas para os próximos três anos, de reformas no Estatuto do Sindicato e de duas moções. Dos 44 delegados e delegadas inscritos, 43 se credenciaram a participar. Ao longo da semana, publicaremos todos os documentos citados, assim como o resumo das palestras em vídeo.

No primeiro dia do congresso, o cientista político Rudá Ricci falou sobre “Desafios do Estado e Justiça no Brasil”. Na palestra, ele abordou o perfil do Estado contemporâneo, o papel da Operação Lava-Jato e a realidade do Judiciário brasileiro. Neste tópico, o palestrante citou a superexposição do Judiciário a partir da Ação Penal 470 (processo jurídico penal que julgou os acusados de corrupção do chamado mensalão). Ele também falou sobre o ativismo judicial avançando sobre os outros poderes e a disputa entre os chamados garantistas e os ativistas judiciais, citando o pendor conservador/moderador do Judiciário e o seu perfil masculino, branco e de classe média alta. No debate, tirou dúvidas, indicando três caminhos para a atuação sindical: a atenção à saúde mental, a atenção às identidades culturais fragmentadas e suas necessidades e a discussão sobre o futuro que se busca alcançar, levando os debates para dentro e fora dos sindicatos.

Ainda no sábado, foi feita a leitura das três teses apresentadas ao Congresso, intituladas “Tese 25 anos do Sintrajusc”, “Tese GAS X TAF” e “Proposição Inicial para um Novo Plano de Cargos e Salários”. Na sequência, o assessor parlamentar do Sindicato, Alexandre Marques, por vídeo, deu informes sobre carreira, recomposição salarial e a articulação pela derrubada do veto ao Nível Superior para Técnico Judiciário (NS).

O debate continuou nos quatro Grupos de Trabalho, que apresentaram propostas para quatro eixos: 1 – Combate ao assédio moral e sexual nas relações de trabalho; 2 – Formas de trabalho: teletrabalho, jornada de trabalho, metas; 3 -Organização sindical: campanha de filiação, novas formas de mobilização em face do teletrabalho. 4-Formações: Fazendo Escola, novas tecnologias de informação e comunicação.

No domingo, o assessor jurídico Luciano Cunha, da Pita Machado Advogados Associados, detalhou o Cenário Jurídico e as Ações do Sintrajusc. Em seguida, foram apreciadas as teses, unificados em um só documento, as propostas que vieram dos quatro Grupos de Trabalho e as alterações estatutárias propostas pela diretoria do Sintrajusc.

A parte cultural contou com a apresentação do Mané Darci, do Trio Samba (Camélia Martins, Gustavo Lopes e Osvaldo Pomar) e do músico Mr. Johnson, que é servidor em Blumenau.

A avaliação foi a de que o Congresso foi muito produtivo, com propostas bastante ricas e muita troca de experiência entre os e as colegas que participaram, preparando o Sindicato para os embates que virão. A direção do Sintrajusc agradece a cada servidor e servidora que participou e a toda a equipe envolvida para que os trabalhos decorressem de forma positiva e estimulante!

Veja as fotos do Congresso.

Crédito: Rosane Lima