União de países sul-americanos pode sair em dezembro

Por Imprensa

Os países da América do Sul finalizam os últimos detalhes para assinarem possivelmente em 9 de dezembro, no Peru, um acordo de integração. Foi o que afirmou ontem o presidente do Conselho de Representantes do Mercosul, Eduardo Duhalde. O ex-presidente argentino fez o anúncio depois de reunir-se em Caracas com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mas não deu mais informações sobre a união sul-americana, nem sobre as nações que farão parte dela.

O projeto da Comunidade Sul-Americana envolve os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), da CAN (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), e o Chile, que é associado ao primeiro bloco, explicou Duhalde.

“Em Cusco (Peru), em 9 de dezembro, será celebrado o 180º aniversário da Batalha de Ayacucho e será ali que, possivelmente, vamos assinar a primeira ata da União Sul-Americana”, disse Duhalde no palácio Miraflores, segundo comunicado da presidência venezuelana.

Horas depois, como convidado do programa semanal de Chávez, Duhalde acrescentou que “todos os presidentes da América do Sul estão preparando este documento”. “Por isso estou aqui e por isso estarei na quarta-feira no Equador e na quinta-feira estarei em Brasília, porque já estamos finalizando os detalhes para que a grande pátria da América do Sul seja formada”, disse Duhalde durante o programa.

“O acordo de integração da América do Sul é um sonho de muitos anos. Ainda estou assimilando esta boa notícia, trazida por Eduardo Duhalde”, ex-governante da Argentina (2002-2003) e presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, disse Chávez.

O grupo é um órgão político que líderes da região idealizaram como ferramenta para fazer frente a outras negociações comerciais em curso, como a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), imposta pelos Estados Unidos.

“A união CAN-Mercosul é um passo para a integração plena da América do Sul, porque não é apenas a integração econômica, mas também social, que concebemos como a união de mecanismos de luta pela redenção social”, disse Chávez.

Duhalde afirmou anteriormente que a criação da Comunidade Sul-Americana formará a maior união de países do mundo, com 17,2 milhões de quilômetros quadrados distribuídos por 10 países e com uma população de 330 milhões de habitantes. Um passo importante para a união sul-americana aconteceu na segunda-feira passada, em Montevidéu, Uruguai, quando os nove países que formam a Comunidade Andina de Nações (CAN) e o Mercosul finalizaram um acordo de livre comércio depois de uma década de negociações.

Fonte: Portal Vermelho