Pressione os parlamentares: texto da “Reforma” Administrativa é aprovado na Comissão Especial da Câmara após manobras do governo e segue para Plenário

Mobilizações devem continuar

Após muita confusão e manobras do governo Bolsonaro, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por 10 votos de diferença, a “Reforma” Administrativa que vai à votação no Plenário na semana que vem.  Em meio à mobilização dos servidores no Parlamento, o relator Arthur Maia (DEM/BA) alterou sete vezes a proposta original e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), precisou mudar membros da Comissão para que o texto fosse aprovado com vários destaques. Essas atitudes demonstram que a PEC perde cada vez mais força e que fica mais difícil os 308 votos para sua aprovação no Plenário.

Coordenadora Maria José Olegário esteve em Brasília

Com objetivo de fortalecer a luta em defesa dos serviços públicos, o Sintrajusc, com o Fórum dos Servidores Públicos de SC e a Fenajufe, enviará novos representantes à Capital Federal na semana que vem. A coordenadora do Sindicato Maria José Olegário percorreu gabinetes, conversou com diferentes parlamentares e teve o apoio de deputados da oposição, como Pedro Uczai (SC) e Jorge Solla (BA) do PT e Vivi (PA) do Psol. A deputada afirmou que a oposição está lutando contra a PEC e que o empenho dos servidores é importante e faz com “que os deputados e deputadas que pensam em votar contra o povo, repensem sua posição”.

No texto aprovado retornou o artigo que permite a ampliação da terceirização; a contratação temporária por 10 anos, a possibilidade de redução de jornada e salário em 25%; ampliação da possibilidade de regulamentação das normas gerais sobre pessoal por medida provisória e a possibilidade de demissão do servidor estável em caso de lei definir o cargo como desnecessário ou obsoleto. Prevê ainda que não serão considerados “exclusivos de Estado” servidores cujas atribuições sejam complementares, acessórias, de suporte ou de apoio às atividades nele referidas”, o que afeta, em especial a Receita Federal, CGU, SOF, STN, e os Poderes Legislativo (inclusive o TCU) e Judiciário.

Pressão sobre os parlamentares

Faixa na Ponte Hercílio Luz

Enquanto centenas de servidores estavam em Brasília, as manifestações e ações contra a PEC continuaram nos estados. Na noite de quinta (23/09), o Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina, do qual o Sintrajusc faz parte, participou de mais uma audiência pública sobre os prejuízos que a aprovação da proposta. Desta vez, o debate aconteceu na Câmara de Vereadores de Araranguá. Além de Araranguá, o Fórum já participou de audiências públicas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e nas Câmaras Municipais de Lages e Concórdia, e aguarda respostas do legislativo de Florianópolis, Joinville e Criciúma. Apenas Chapecó se negou ao debate até agora.

Não deixe de assinar o manifesto aos deputados e deputadas de Santa Catarina contra a “Reforma” Administrativa. É fácil, é rápido, é virtual: https://bit.ly/AssinaContraPEC32

Houve também panfletagens e carros de som nas ruas de diferentes cidades para dialogar com a população sobre os riscos da “reforma”. Além disso, uma faixa de 40 metros foi estendida numa lateral da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, com recado contra a PEC (assista ao vídeo aqui).

A coordenação do Sintrajusc convoca a categoria a participar das atividades de mobilização e continuar a pressão nas redes.

É importante continuar a pressão sobre os parlamentares catarinenses por esses caminhos:

-Ir em https://bit.ly/3xPkqj2 e ali escolher um deputado ou deputada de sua preferência e entrar em contato com ele ou ela pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e também e-mail). Todos os dados estão embaixo da foto de cada um deles, e há também uma mensagem-padrão. Fique à vontade para fazer a sua!

-Nas suas redes sociais, replique os cards com a foto de cada parlamentar que estão nas redes sociais do Sintrajusc:

🔖Você pode:
1️⃣ Curtir no Coração
2️⃣ Comentar no balãozinho e marcar o deputado ou deputada com o @perfil dele, informado em cada card ali postado
3️⃣ Usar a flechinha e Adicionar a publicação ao seu story, marcando o/parlamentar em @menção
⚠️ Tire 5️⃣ minutos do seu dia para essa atividade!

Para marcar, utilize os dados no final desse texto (separados para o Instagram ou Facebook)

IMPORTANTE: nas suas mensagens, sempre use as seguintes hashtags:

#PEC32Não

#EnterraPEC32

#EstabilidadeCombateCorrupção

#PEC32doDesmonte

#PEC32doRetrocesso

TEXTO DE SUGESTÃO:

Caro parlamentar catarinense:
A PEC 32 (“Reforma” Administrativa) é a DESTRUIÇÃO dos Serviços Públicos. Se você defende a educação e a saúde, não pode ser a favor do que está proposto na PEC 32. O objetivo da “reforma” é privatizar e extinguir grande parte do serviço público, acabar com a estabilidade dos servidores permitindo o empreguismo e obediência ao chefe de plantão. A PEC 32 tira direitos não apenas do funcionalismo, mas de toda a população. Prejudica os mais pobres, prejudica o Brasil. Vamos defender a educação e a saúde públicas!
Vote contra a “Reforma” Administrativa, não contribua para destruir os Serviços Públicos.

-Comente, curta e compartilhe as postagens do Sintrajusc em defesa dos serviços e servidores públicos

-Convide o máximo de pessoas que puder para participarem da divulgação. Mobilize os seus colegas e familiares e use os cards da campanha feita pelo Sintrajusc para mostrar os perigos da PEC 32. Elas estão nas contas do Sindicato no Instagram e no Facebook:

PARA MARCAR OS PARLAMENTARES NA RESISTÊNCIA DIGITAL CONTRA A PEC 32

@angelaaminoficial