Sintrajusc visitou nesta quinta servidores de Criciúma e de Araranguá

Os coordenadores Miguel Nápoli e Paulo Borba e a coordenadora Maria José Olegário visitaram, nesta quinta-feira, as unidades de Criciúma e de Araranguá. Também participou das visitas o assessor jurídico Fabrizio Rizzon.
Nas conversas, a direção e o assessor jurídico tiraram dúvidas a respeito de ações do Sindicato e do andamento de temas como a discussão sobre carreira e a luta pela antecipação da parcela de recomposição salarial de 2025 para 2024. Nas visitas, os e as colegas aproveitaram para reforçar a campanha “Antecipa, STF!”, registrada em foto com faixa alusiva à luta. Por iniciativa da Fenajufe, o estudo orçamentário sobre a viabilidade da antecipação da parcela está sendo realizado por uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Outra atividade, nas viagens, foi a distribuição de kits de filiação aos servidores e servidoras não sindicalizados. Para o coordenador da região Sul, Miguel Nápoli, as visitas foram muito produtivas, por fortalecerem esses contatos da direção com a categoria: “Falamos sobre a importância do Sintrajusc e como a entidade tem efetivamente zelado pelos direitos dos servidores e das servidoras, como no caso da derrota da Proposta de Emenda Constitucional (PEC ) da Reforma Administrativa em 2023, com o Sindicato sendo um instrumento de luta pelo bem do país como um todo. Procuramos ressaltar que o Sintrajusc, com as mais de 70 outras entidades que compõem o Fórum Catarinense do Serviço Público, foi e é fundamental naquele momento tão grave e difícil. Conseguimos uma vitória aparentemente impossível em um momento político tão adverso. Isso diz da importância de nosso trabalho coletivo e nos parece que os colegas reconhecem isso”.
Para a coordenadora Maria José Olegário, percorrer o sul do Estado foi uma experiência extraordinária e proveitosa: “Onde chegamos fomos muito bem recebidos”. Os temas abordados foram os seguintes: a importância da filiação ao Sindicato como forma de fortalecimento da categoria; o enfrentamento da redução da remuneração em 25% com a redução da carga horária, como proposto pelo ex-ministro Paulo Guedes; a conquista da recomposição parcial em 19,25%; a paralisação da PEC 32 em 2022 com os esforços solidários de Sindicatos das três esferas: União, estado e municípios; o êxito, em primeira instância, da ação de incorporação da GAJ ao vencimento básico; a importância da plenária da Fenajufe, em Belém do Pará, onde será iniciada a construção de um novo PCS, e a luta pela implementação da data-base. “O engajamento de nossa base é importante e decisivo para o êxito nestas bandeiras de lutas e foi o que se percebeu nas visitas. Não construíremos uma categoria forte com movimentos isolados, e por isso a importância da luta coletiva”, afirma a coordenadora.
Neste ano, o Sintrajusc já cumpriu agenda em Xanxerê, Concórdia, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Palhoça, Blumenau, Brusque, Imbituba, Laguna e Tubarão.

Foto: Rodrigues Viana