SINTRAJUSC participa de lançamento de reportagens críticas sobre trabalho feitas no TRT12

Na foto: Letícia, Caio, Denise e Vanderlei

A Coordenadora Denise Zavarize participou, no dia 28 de setembro, do lançamento da caixa com 12 DVDs reunindo reportagens feitas ao longo de 3 anos mostrando a realidade das relações de trabalho em diversas categorias de trabalhadores. São os programas “Justiça em Movimento” produzido pelos jornalistas do TRT catarinense Caio Teixeira, Letícia Cemin e Vanderlei Ricken, e as primeiras 12 reportagens, já veiculadas por mais de uma dezena de emissoras de TV, tem como foco as relações de trabalho no “chão da fábrica”, a partir de uma abordagem praticamente inexistente nos meios de comunicação privados.

O trabalho tem recebido elogios dos sindicatos de trabalhadores e já foi até mesmo utilizado como prova em ações trabalhistas para convencimento de juízes. O programa, aliás, foi distribuído pelo TRT a todos os juízes do trabalho de Santa Catarina e é utilizado com frequência por universidades e em debates sobre a realidade no mundo do trabalho.

O programa também pode ser assistido na página do TRT: www.trt12.jus.br ou no youtube no canal do TRT “justicadotrabalhosc”

Conteúdo dos DVDs:

1- Turismo e relações de trabalho, construção civil e profissionais do sexo
2- Minas de carvão: o trabalho no subsolo
3- O trabalho em frigoríficos
4- Terceirização na atividade-fim e trabalho temporário
5- Os integrados na agroindústria
6- Telemarketing: o outro lado da linha
7- Profissão: comerciário
8- Fábricas ocupadas pelos trabalhadores
9- Metalurgia: de arte a processo industrial
10- Trabalho na Indústria Têxtil
11- Os trabalhadores portuários
12- Cristaleiros: o valor do trabalho manual