Sintrajusc oficia direção do Foro para requerer volta da ginástica laboral presencial

A direção do Sintrajusc protocolou, nesta segunda-feira (27), requerimento na direção do Foro para requerer a reavaliação do cancelamento da ginástica laboral presencial, tema tratado em reunião de 21 de janeiro (veja aqui). Na reunião (na foto), apesar de ressaltar as dificuldades financeiras, o Diretor do Foro, juiz Alcides Vettorazzi, mostrou-se receptivo à solicitação de reconsideração feita pelo Sindicato

No requerimento, o Sindicato anexou as pesquisas de saúde feitas pela Fenajufe em 2019 e pelo próprio Sintrajusc dentro do projeto “Como vai você?”. Também foram apresentados três textos do boletim “Saúde Informa”, da Seção Médica e Odontológica da JFSC, que tratam do tema, enfatizando a importância da ginástica laboral com acompanhamento de profissional habilitado.

Outro aspecto levantado pelo Sindicato é que não foram localizados comparativos entre a ginástica laboral presencial e a ginástica laboral virtual na Prefeitura Municipal de Campinas, que disponibilizou o acervo em vídeo para a JFSC. Em consulta ao link em que os vídeos estão postados, https://www.youtube.com/channel/UC8xQZMjYLDYMgvJEZ-dTNsg/videos, chama a atenção o baixo número de visualizações, por exemplo: Aula 15, 40 visualizações / Aula 14, 29 / Aula 13, 39 / Aula 12, 48 / Aula 11, 28 / Aula 10, 33 / Aula 9, 22 / Aula 8, 25 / Aula 7, 38 / Aula 6, 41 / Aula 5, 63 / Aula 4, 63 / Aula 3, 52 / Aula 2, 80 / Aula 1, 191. A consulta feita pelo Sindicato mostra que, de 11 meses atrás, quando foi feita a primeira postagem, até 7 meses atrás, quando ocorreu a última, há uma crescente diminuição de visualizações.

O Sindicato reconhece a preocupação da Direção do Foro com os servidores em teletrabalho, hoje em 1/3 do quadro funcional, que irão usufruir das aulas virtuais agora adotadas, mas ressalta as vantagens da modalidade presencial. Entre elas estão a correção de movimentos feitos de forma errada, evitando lesões, e a oportunidade de pausas no trabalho para descontração e conversas entre os colegas. A expectativa, portanto, é de retomada da ginástica laboral presencial.