Sintrajusc faz assembleia geral no dia 7 de fevereiro para organizar mobilização por recomposição salarial

Na próxima segunda-feira, 7, às 19 horas, o Sintrajusc fará assembleia geral via Google Meet para organizar a mobilização pela recomposição salarial e contra a “reforma” administrativa.

Está sendo iniciada uma campanha unificada com sindicatos e federações de todo o país, de diversas categorias, para buscar a recuperação das perdas.

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte, e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) protocolaram pedido de reunião com representantes dos Três Poderes para discussão da recomposição salarial.

Foram solicitados, no dia 26 de janeiro, pedidos de audiência com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. Os servidores buscam recomposição imediata de 19,99%, índice referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro — correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

No documento, os servidores destacam que no dia 18 de janeiro foi protocolado no Ministério da Economia ofício com três reivindicações: 1) Recomposição salarial imediata de 19,99%; 2) Arquivamento da PEC 32/2020 (“reforma” administrativa); 3) Revogação da Emenda Constitucional 95 (teto de gastos). Até o momento, o ministro Paulo Guedes não se manifestou.

No dia 27 de janeiro, durante a Plenária Nacional das Servidoras e Servidores Públicos Federais, as entidades reforçaram a unidade pela construção de greve geral a partir de março, caso o governo continue ignorando a reivindicação do conjunto dos servidores. Se o governo não abrir negociação, acontecerá a greve nacional dos(as) servidores(as) federais com indicativo para 9 de março.

Calendário aprovado pelo Fonasefe:

07 a 11/02 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!;

14 a 25/02 – Jornada de Luta em estado de greve;

09/03 – Indicativo de Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais.

Reunião com Fux

Após encontros com a ministra Rosa Weber, vice-presidente do STF e com o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener, a Fenajufe se reunirá com o ministro Luiz Fux no dia 15 de fevereiro. Na pauta, a recomposição salarial e alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS). Ao presidente do Supremo será levada a importância do encaminhamento destes dois pontos neste início de ano.