Nesta quarta (28) tem ato: mobilização nacional cobra resposta do STF à proposta de reposição salarial e reestruturação da carreira; como se organizar no interior do estado

A categoria aguarda, há mais de 500 dias, uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) à proposta de reposição salarial e reestruturação da carreira apresentada pela Fenajufe no final de 2023. Diante da demora de uma resposta concreta, será realizado, nesta quarta-feira (28), um dia nacional de mobilização. O Sintrajusc fará Ato na rampa do TRT-SC, das 13 às 15 horas. Fora da capital, servidores e servidoras podem se organizar de forma presencial ou em teletrabalho, registrando em foto (enviar as fotos, com identificação do local, para imprensasintrajusc@gmail.com). Coordenadores do Sindicato também estão no Oeste do estado para mobilizar os e as colegas.

A sugestão é que os e as colegas imprimam o cartaz em anexo e se juntem, no setor de trabalho, para fazer a foto, ou individualmente, em teletrabalho.

FolhetoDia28.pdf (38 downloads )

A proposta protocolada junto ao STF é de reposição das perdas salariais acumuladas, sobreposição das tabelas e preservação dos direitos de aposentados. Diferentemente das demandas da magistratura – uma delas chegou a ser aprovada em 128 segundos –, a espera de uma resposta para os servidores e as servidoras do Judiciário Federal completará 521 dias no dia 28 de maio.

A demora não está relacionada ao conteúdo ou aos valores da proposta. O tratamento desigual mostra que a prioridade do Supremo, até agora, não é valorizar a carreira de servidores e servidoras, mas priorizar a magistratura, com autoconcessões que ficam fora do radar do teto constitucional. Nós não reivindicamos a sobra disso tudo, reivindicamos, sim, respeito e valorização.

É preciso garantir agora os valores no orçamento de 2026

A nossa mobilização em 2025 é muito importante, porque precisamos garantir a conquista de uma melhor remuneração agora. A previsão é de que a proposta de orçamento para o próximo ano seja definida pelo STF em agosto. Tendo isso em vista, o 12º Congresso Nacional da Fenajufe, realizado no final de abril, aprovou, por unanimidade, um calendário de mobilização.

Calendário de mobilização aprovado no Congrejufe
7 de maio – Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho
23 de maio – Pressão no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contra a diferenciação no custeio da saúde entre magistratura e servidores e servidoras
28 de maio – Dia Nacional de paralisação e mobilização nos estados
7 de junho – Reunião do Conselho Deliberativos de Entidades (CDE), da Fenajufe, para avaliação da mobilização
9 a 13 de junho – Rodada nacional de assembleias
30 de junho a 4 de julho – Indicativo de greve nacional Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), visando a inclusão dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026

Em março, categoria realizou manifestações em várias cidades

O calendário de mobilização aprovado no Congrejufe foi definido com o objetivo de ampliar e fortalecer a luta. Desde o início deste ano, a categoria vem realizando atividades para pressionar por uma resposta do STF. Em 20 de março, o ato foi das 13 às 16 horas na rampa do TRT-SC e também houve mobilização em Araranguá, Criciúma, Imbituba, Rio do Sul e Xanxerê. Colegas que estão em teletrabalho também se dirigiram a coordenadores do Sindicato para assegurar que estão atentos e apoiando a luta.