Sindicatos e servidores devem reforçar mobilizações pelo Plano de Carreira

No Dia Nacional de Mobilização pelo Plano de Carreira do Judiciário Federal, realizado nesta quarta-feira [08], vários sindicatos filiados à Fenajufe promoveram diversas atividades com os servidores nos Estados. Em alguns lugares, foram realizadas assembleias unificadas, atos públicos e até paralisações parciais; e em outros, os sindicatos optaram pelos debates setoriais, distribuição de panfletos e jornais e conversas com a categoria nos vários locais de trabalho. O principal objetivo era esclarecer aos servidores a importância de se manterem mobilizados para conquistarem o Plano de Carreira.

Na avaliação da Fenajufe, o saldo final do dia de hoje foi positivo e apontou a disposição da categoria de dar início a um processo de luta mais intenso nos próximos meses. No entanto, de acordo com o coordenador geral da Fenajufe Ramiro López, os sindicatos precisam reforçar ainda mais a atuação com os servidores nos locais de trabalho, para que seja possível reverter o atual cenário da batalha pelo Plano de Carreira. Ele acredita que somente a mobilização será capaz de derrotar propostas que poderão significar um retrocesso para a categoria, como a Gratificação de Desempenho, que quebra a paridade entre ativos e aposentados, entre outras conseqüências danosas.

“A criação da Gratificação de Desempenho é uma das ideias combatidas historicamente pelas categorias do serviço público federal e não podemos permitir que ela seja implementada no Judiciário, como propõem os diretores gerais. Derrotada a proposta de avaliação de desempenho, nos voltaremos para a correção de algumas distorções constantes na proposta da comissão interdisciplinar. Mas para conseguirmos reverter esse quadro, é fundamental que toda a categoria atenda ao chamado de seus sindicatos e participe das mobilizações”, ressalta Ramiro.

O coordenador da Fenajufe lembra o calendário de luta, aprovado na XV Plenária Nacional, em Manaus, destacando o Dia Nacional de Paralisação, marcado para 14 de agosto. Ramiro também orienta que os sindicatos preparem a categoria para este dia e realize assembléias gerais para eleger os delegados que virão à reunião ampliada deliberativa, nos dias 15 e 16 de agosto, para votar o Plano de Lutas discutido na Plenária e também definir os rumos da campanha em defesa do Plano de Carreira.

Da Fenajufe