Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal de SC realiza seu primeiro Congresso

Por Marcela Cornelli

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina realizou, de 5 a 7 de novembro, o 1º Congresso do Sintrafesc, que reuniu 85 delegados eleitos em assembléias realizadas em todas as regiões do território catarinense. Quatro palestras e cinco oficinas mobilizaram os participantes que estiveram empenhados, ativamente, na discussão dos temas.

Leia, a seguir, a Carta aprovada no Congresso:

Os delegados participantes do 1º Congresso do Sintrafesc, reunidos na Escola Sul da CUT, em Florianópolis, de 5 a 7 de novembro de 2003, reafirmam a necessidade do Sindicato prosseguir o debate sobre a formulação e concretização de políticas e espaços públicos democráticos, que promovam a igualdade e a justiça social. Fato que se reveste de maior importância quando se sabe que a pobreza no Brasil tem cara, cor, sexo, idade e território.

No momento em que pela primeira vez na história o Partido dos Trabalhadores assume o governo do país, cabe aos sindicatos e aos movimentos sociais manterem sua independência para fazer emergir as demandas por justiça social, reprimidas e esquecidas ao longo de quase 500 anos de história. A sociedade civil organizada, ao expor a sua vontade, tem um papel fundamental na definição dos rumos do Brasil.

Neste Congresso, em que se discutiu o papel do Estado e dos movimentos sociais frente à mundialização; os limites e possibilidades do Estado brasileiro e dos movimentos sociais na formulação e implementação de políticas e espaços públicos democráticos; e a ação do movimento sindical frente às políticas para o serviço e servidores públicos no governo Lula, é preciso ratificar que o Sintrafesc deve fortalecer a sua organização e inserção na categoria, contrapor-se ao desmonte do Estado e atuar na defesa de um serviço público de qualidade. Sem abdicar da luta pelas questões econômicas e profissionais, deve também ser um agente de formulação de políticas públicas, integrado a outros setores da sociedade.

O Sindicato precisa fazer-se mais presente no cotidiano dos servidores, onde emergem questões de gênero, raça, etnia, identidade sexual, saúde e segurança do trabalhador e outras que fazem parte do dia-a-dia de cada cidadão e cidadã brasileiros. Deve contribuir para desenvolver uma nova cultura que substitua comportamentos autoritários, preconceituosos e individualistas por ações éticas e solidárias.

As oficinas ministradas no 1º Congresso, que seguem esssa diretriz, abrem para os servidores novos espaços de discussão e ampliam as possibilidades de intervenção na sociedade, constituindo novas relações pessoais e coletivas. A interação entre diferentes movimentos sociais constitui sujeitos mais completos, o que permite sair da situação de assistencialismo e clientelismo para o exercício da cidadania ativa.

Florianópolis, 7 de novembro de 2003.

Fonte: Sintrafesc