Sessão do Congresso é novamente cancelada por falta de quórum

Remarcada para esta quarta-feira, 7, após não atingir o quórum para votações na terça-feira, 6, a sessão do Congresso Nacional que poderia apreciar o veto 26, referente ao PLC 28/2015, foi mais uma vez cancelada. A sessão chegou a ser aberta, mas foi encerrada por falta de quórum para deliberação.

A sessão estava marcada para as 11h30min, mas acabou de fato sendo aberta por volta do meio-dia. Servidores do Judiciário Federal de várias partes do Brasil, inclusive do Rio Grande do Sul, estavam presentes, pressionando os parlamentares pela derrubada do veto. Nas galerias, cartazes e faixas exigiam a reposição salarial da categoria. O juiz-auxiliar da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Paulo Schmidt, também foi visto no local. Cerca de quinze minutos depois da abertura da sessão, com registro da presença de apenas 126 deputados e 45 senadores (sem atingir, portanto, o quórum da Câmara dos Deputados, de 252), o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), realizou um "apelo" pelo encerramento das sessões das comissões da Câmara e do Senado, procurando garantir o quórum necessário para que as votações pudessem, enfim, ser iniciadas.

Porém, meia hora depois, ainda não havia o número mínimo de deputados e Calheiros suspendeu a sessão por trinta minutos. Ao final desse período, o quórum da Câmara ainda não fora alcançado (o do Senado, sim) e, tendo presentes apenas 218 deputados, a sessão acabou encerrada novamente. Ainda não há confirmação de nova sessão.

Mesmo com manobras e entrega de cargos ao PMDB, o governo federal não tem alcançado seus objetivos no Congresso. Dessa vez, o governo queria realizar a sessão com um quórum baixo, o que facilitaria a manutenção dos vetos, mas que acabou não se confirmando. A oposição esvaziou o Plenário e impediu a votação. Calheiros chegou a afirmar que havia um nítido movimento político para que a sessão não acontecesse. A confirmação dessa manobra veio minutos depois, quando foi aberta a sessão da Câmara dos Deputados com mais de 420 deputados presentes.

O Comando Nacional de Greve da Fenajufe reuniu-se para avaliar os acontecimentos das últimas 48 horas e orientar as ações dos sindicatos filiados. Mais informações ao longo desta quinta-feira.

Com informações do Sintrajufe e da Fenajufe