Semana da Consciência Negra será celebrada em todo país

Por Imprensa

A CUT iniciou nesta ontem(16/11) e prolongará até dezembro a comemoração da Semana da Consciência Negra em todo o país. Debates, panfletagens e marcha celebrarão o dia 20 de novembro — Dia Nacional da Consciência Negra, que marca 309 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares.

Na quinta-feira (18/11), a CUT/Bahia promoverá debate “O Racismo na Bahia e as Estratégias de Luta do Povo Negro”. O debate contará com a participação de sindicalistas, representantes do MNU (Movimento Negro Unificado, Unegro (União de Negros pela Igualdade), Conen (Coordenação Nacional das Entidades Negras), Fórum de Entidades Negras. O debate será às 18 horas, na sede estadual da CUT em Salvador, Rua Francisco Ferraro, 11, Nazaré, ao lado do Colégio Central.

Marcha em SP pretende reunir 10 mil

No sábado (20/11), em São Paulo, a CUT estadual realizará uma “Marcha da Consciência Negra”. A concentração será às 14 horas, no Masp (Avenida Paulista) e seguirá até a Assembléia Legislativa, onde ocorrerá ato político e atividade cultural de encerramento.

Em entrevista à Agência CUT de Notícias, o secretário geral da CUT Estadual/SP e membro da Comissão Nacional Contra a Discriminação Racial da CUT (CNCDR), João de Oliveira, disse que cerca de 10 mil pessoas de várias entidades devem participar da marcha. Segundo Joãozinho, é fundamental colocar a discussão racial nas ruas. “Com o fim da escravidão, 6 milhões de negros ficaram fora do mercado trabalho. Hoje, a maioria vive em favelas e sofre preconceito na hora de procurar emprego”, esclarece.

Em Santa Catarina, está programada uma panfletagem denunciando crime racial. Também estão programadas atividades no Rio de Janeiro, Espírito Santo, e demais estados.

Fonte: Portal Vermelho com informações da CUT