Segundo STF, ministros Cezar Peluso e Paulo Bernardo se reúnem nesta quarta

O secretário de Recursos Humanos do STF, Amarildo Vieira, em conversa nesta terça-feira (22) com o coordenador da Fenajufe Antônio Melquíades, informou que o presidente do Supremo, Cezar Peluso, deverá se reunir com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, nesta quarta-feira (23), para discutir o PL 6613/09, que revisa o PCS do Judiciário Federal. Segundo Amarildo, Paulo Bernardo esteve nesta segunda-feira (21) no Supremo para conversar com o ministro Dias Tófolli e, de acordo com ele, os dois conversaram sobre o processo de negociação referente ao orçamento do PCS. Embora não tenha mais detalhes do encontro de ontem, Amarildo garantiu que haverá a reunião amanhã entre os dois ministros.

Na avaliação do Comando Nacional de Greve, esse fato é mais um saldo positivo garantido pelas pressões exercidas pelos servidores em todo o país. Os coordenadores da Fenajufe e representantes dos estados no Comando acreditam que o fortalecimento das mobilizações, que nas duas últimas semanas foram marcadas por grandes atividades em Brasília e nas principais capitais, têm pressionado as cúpulas do Judiciário e do Executivo a agilizarem o processo de negociação referente ao PCS. Além disso, avaliaram também que esse encontro do presidente do STF com o ministro do Planejamento cumpre um papel importante para a construção de um acordo e esperam que esse processo seja finalizado na reunião que Cezar Peluso deverá ter nos próximos dias com o presidente Lula.

Os dirigentes sindicais orientam, mais uma vez, que os sindicatos intensifiquem as atividades esta semana para fortalecer o movimento grevista. Para eles, é preciso ter clareza, mais do que nunca, que somente a manutenção da greve será capaz de garantir a vitória final dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, com a aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09.

O Comando Nacional de Greve está permanentemente em reunião e em contato direto com o STF. Assim que obtiver retorno desses encontros informará à categoria.

Da Fenajufe – Leonor Costa