Sábado (24) tem Assembleia para reforçar luta contra desmonte dos serviços públicos

A mobilização e a luta contra a Reforma Administrativa serão o tema da Assembleia Geral do Sintrajusc no sábado (24), às 16 horas, via Google Meet. O Sindicato conta com uma boa participação de servidoras e servidoras porque a situação se agrava para o conjunto do funcionalismo público.

A Reunião Ampliada da Fenajufe indicou a data de 28 de outubro como Dia Nacional de Lutas nos Estados e a de 11 de novembro como Dia Nacional de Greve contra a Reforma Administrativa, em articulação unificada com as demais entidades dos servidores públicos e Centrais Sindicais.

Reportagem publicada semana no jornal Folha de S. Paulo demonstra que o desmonte dos serviços públicos já começou mesmo sem a aprovação da Reforma Administrativa, e vai piorar. Uma “economia” de R$ 68 bilhões já está sendo feita às custas dos direitos da população, e o resultado são, por exemplo, as filas para atendimento no INSS.

Conforme a matéria, somando-se o congelamento salarial dos servidores, a não reposição de vagas, a extinção de cargos comissionados e a digitalização, o governo promoveu um ajuste de R$ 68 bilhões até 2021 no Poder Executivo federal. Ainda segundo a Folha, com dados do Ministério da Economia, para cada 100 servidores que se aposentam, o governo repõe apenas 26. No ano passado, o governo deixou de repor mais de 28 mil vagas – nos primeiros sete meses deste ano, já foram mais 8.300.

Esse déficit tem gerado prejuízos para todos e todas: para servidores e servidoras, precarização e sobrecarga; para o conjunto da população, piora nos serviços públicos oferecidos. No Judiciário, também não tem havido reposição das aposentadorias.

Mesmo com a pandemia de covid-19, a luta precisa ser feita, e sábado, na Assembleia, vamos debater juntos o melhor caminho para isso.

Para agilizar sua participação na Assembleia, envie mensagem até o dia 23 (sexta) para informatica@sintrajusc.org.br informando: 1) Nome completo; 2) Local de trabalho; 3) E-mail ou número de celular para cadastro. Independentemente do envio de mensagem, o link para participação será divulgado na sexta-feira (23).