Reunião ampliada da Fenajufe aprova retorno da greve a partir do dia 31

Por unanimidade, sem nenhum voto contrário, os delegados que participaram da reunião ampliada da Fenajufe, realizada neste domingo, 28 de maio, reafirmaram o calendário de mobilização pela aprovação do projeto que revisa o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário, que inclui a retomada da greve por tempo indeterminado em nível nacional a partir do dia 31 de maio. Além do retorno ao movimento grevista, o calendário prevê ainda rodada nacional de assembléias nos estados no dia 30, terça-feira, para decidir sobre o movimento. A reunião ampliada indicou ainda que as eventuais propostas apresentadas pelo governo em relação à implementação do Plano sejam submetidas às assembléias de base.

A reunião ampliada contou com a participação de delegados e observadores, representando os seguintes estados: São Paulo, TRT da 15ª Região, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Ceará (JE), Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Rondônia, além dos diretores da Fenajufe.

Com a retomada da greve, será instalado o Comando Nacional de Greve, com o objetivo de participar de todo o processo de negociação. O Comando será composto por um representante de cada estado em greve e os diretores da Fenajufe. Dessa forma, a Federação orienta que todos os sindicatos enviem representantes a Brasília, para participar das reuniões durante todo o período da greve.

A reunião ampliada da Fenajufe também aprovou a indicação de participação dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União nos atos unificados dos servidores públicos federais que acontecerão no próximo dia 1º de junho, quinta-feira, em Brasília e nos estados. No ato, várias categorias do funcionalismo público federal vão exigir do governo o cumprimento dos acordos fechados e repudiar os cortes no Orçamento de verbas destinadas do funcionalismo federal.
Da redação – Leonor Costa/Fenajufe