Os requerimentos de urgência nº 3.030/2025, referente ao PL 3084/2025, e nº 4.037/2025, referente ao PL 4750/2025, não foram apreciados na sessão deliberativa ordinária da Câmara dos Deputados de segunda-feira (27). O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos–PB), anunciou que os parlamentares votariam apenas os requerimentos de urgência de projetos de interesse da bancada feminina. Entretanto, os requerimentos continuam na pauta e podem ser votados ainda nesta semana.
As propostas são fundamentais na luta pela valorização da categoria e representam um passo rumo à reestruturação da carreira do PJU. O PL 4750/2025 propõe reajuste linear de 25,97%, dividido em três parcelas anuais e cumulativas de 8%, a serem aplicadas em julho de 2026, 2027 e 2028. Já o PL 3084/2025 atualiza as regras do Adicional de Qualificação, medida essencial para reconhecer o esforço contínuo de aperfeiçoamento profissional da categoria.
A Fenajufe esteve presente ao longo de todo o dia na Câmara dos Deputados acompanhando todas as movimentações. Participaram das atividades as coordenadoras Soraia Marca, plantonista da semana, Eusa Braga, José Olegário (Zeca) e José Aristeia, além da diretora do Sindjufe/MS, sindicato de base da Federação, Márcia Pissurno.
Diante disso, a Fenajufe informa que seguirá acompanhando, nos próximos dias, as sessões da Câmara previstas para ocorrer entre esta terça-feira e quinta-feira, monitorando de perto todas as movimentações, tanto a votação dos requerimentos, quanto dos méritos das matérias.
