Quadro de greve pela aprovação dos PCSs

Greve desde 3 e 5 de maio
 
Sitra-AM/RR: A greve dos servidores da JT do Amazonas, que teve início em 3 de maio, completou nesta quarta-feira (2), 31 dias. Na capital, a participação é de 60% dos servidores do TRT e do Fórum Trabalhista (com 19 VTs). Muitas dessas varas estão com audiências suspensas e outras só funcionam os setores de Protocolo e Pagamento. O sindicato informa que vai continuar atuando para que a adesão chegue a 70%, uma vez que há portaria do TRT determinando que seja garantido 30% de funcionamento. No interior, a greve atinge cinco cidades.
 
Sinjeam-AM: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 3 de maio, os servidores da JE entraram nesta terça-feira (1º), no 30º dia do movimento paredista. Na área judiciária estão sendo processadas apenas as ações de natureza urgente, como mandado de segurança, habeas corpus e liminares. Aderiram ao movimento os servidores de cartórios de seis cidades, além de Manaus. As assembleias de avaliação na Justiça Eleitoral são permanentes, acontecendo todos os dias, às 15h. Os servidores da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral do Amazonas realizaram nesta terça-feira, 1º de junho, ato publico em frente ao prédio do TRE, como parte do Dia Nacional de Luta.
 
Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início no dia 5 de maio, com boa adesão da categoria. A participação está em torno de 50% dos três ramos do Judiciário Federal. Varas federais e do trabalho e cartórios e zonas eleitorais do interior estão na paralisação. Na Justiça do Trabalho há greve em quatro cidades. Na Justiça Eleitoral 36 cartórios estão em greve. Na Justiça Federal, já são quatro cidades no movimento. No dia Nacional de Luta – 1º de junho- foram realizadas manifestações em frente TRE em Cuiabá e pelas principais vias da capital.
 
Greve desde 6 de maio
 
Sintrajud-SP: Os servidores de São Paulo iniciaram greve no dia 6 de maio. Os oficiais das justiças Federal e Trabalhista também estão greve, com adesão de 70%. No Fórum da Barra Funda a greve atinge 90%. No TRF, a greve cresceu nos últimos dias e chega aos 55%. No TRE, a categoria continua em greve por tempo indeterminado, sendo que no dia do apagão (1º), a adesão atingiu 90%. Além da capital, na Justiça do Trabalho há greve em 21 cidades. Na Justiça Federal, o movimento grevista conta com novas adesões de Piracicaba e Marília, indo para oito cidades em greve. Na segunda-feira, 7 de junho, servidores da JF de Guaratinguetá também entram em greve por tempo indeterminado. Nesta terça-feira (1º), portaria do TRF suspendeu os prazos judiciais a partir do dia 31 até o final da greve.
 
Sintrajusc-SC: Servidores da JT estão em greve desde o dia 6 de maio. Na JF, os servidores iniciaram a greve no dia 10. Na JEa greve iniciou em 11 de maio. Em Santa Catarina, na Justiça do Trabalho a greve atinge: Capital (TRT, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Varas e Distribuição) e VTs de 14 cidades. Na Justiça Federal: Prédio-sede e Ceman. Em, paralisação de 2 horas por dia (das 13h às 15h) seis cidades   Justiça Eleitoral: 39 cidades.
 
Sindjus-AL: Servidores do Judiciário iniciaram greve por tempo indeterminado no dia 6 de maio, com boa adesão, e nesta quarta-feira (2), completou 28 dias. As atividades da greve estão sendo concentradas em Maceió. A cada dia o movimento grevista recebe adesão de novos servidores. Todos os dias, o comando de greve realiza manifestações em frente ao TRE, ao TRT e à Justiça Federal. Nesta quarta-feira (2), os servidores do Judiciário Federal e do MPU realizaram ato público, no Fórum Eleitoral de Maceió. Às 10 horas, a categoria foi para o TRE  realizar ato de protesto. Na sexta-feira (4), haverá ato público em frente ao TRT, a partir das 9h. A concentração será às 8h, em frente ao prédio do TRE.
 
Sintrajufe-RS: Os servidores gaúchos entraram na greve nacional no dia 6 de maio. Na Justiça do Trabalho, a greve atinge Porto Alegre (27 Varas Trabalhistas e portaria em 16 VTs; setores administrativos, central de mandados e protocolo, com portaria; setores do TRT; Arquivo; Transporte; Artífices e Memorial), e houve novas adesões no interior, indo para 50 cidades com VTs na greve. Na Justiça Federal, há servidores em greve em Porto Alegre (alguns setores da 1ª Instância e do TRF), e subiu para 14 cidades do interior na greve. Na Justiça Eleitoral, o movimento atinge Porto Alegre (alguns setores do prédio Anexo do TRE e setores do prédio da Duque de Caxias), e cartórios e zonas eleitorais de 15 cidades. A Justiça Militar uma cidade realizada paralisação de uma hora diária. A greve cresce e os servidores mostram disposição de manter até ver garantida a revisão salarial.
 
Sintrajufe-MA: Servidores da JF, do Fórum Trabalhista e do TRT sede iniciaram no dia 6 de maio, a greve por tempo indeterminado. Na Justiça Federal, apenas os casos considerados emergenciais estão sendo atendidos. Os servidores do TRE deflagraram a greve por tempo indeterminado no dia 10 de maio. A mobilização avança, consolidada na capital e seguindo para o interior. Além de São Luis, estão greve servidores de sete grandes municípios do interior. No MPU, o estado de greve permanece, com atividades ligadas à mobilização. 
 
Sisejufe-RJ: O Rio de Janeiro iniciou a greve no dia 6 de maio, que se mantém nos cinco foros federais. No TRT da rua do Lavradio, ao som de apitos e cornetas, pelo menos mais de cem servidores participaram da paralisação realizada entre 8h e 12h. Durante esse período, 50% do pessoal do protocolo do tribunal aderiu ao movimento grevista. A adesão TRE à greve chegou a 70%. No TRF da 2ª Região, os servidores participaram dos piquetes desde o início da semana e paralisam as atividades por duas horas. Os servidores da JF e do TRE mantiveram a greve por tempo indeterminado. Na Justiça Federal da Avenida Rio Branco, vários cartórios continuam com os balcões fechados, alguns durante duas horas por dia, outros o dia inteiro.
 
                                                                     Greve a partir dos dias 7 e 10 de maio
 
Sindjufe-BA: Servidores do TRE da Bahia entraram em greve por tempo indeterminado no dia 7 de maio. No TRT da 5ª Região e na Justiça Federal os servidores entraram na greve no dia 10 de maio. Servidores da Justiça Federal Militar também estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 12 de maio. A greve na Bahia atinge Justiça Federal: Capital (70%) e Interior (80%). Justiça do Trabalho: TRT e Varas Trabalhistas da Capital e de várias cidades do interior. Justiça Eleitoral: Capital (TRE e cartórios) e cartórios eleitorais de 102 cidades do interior. Em assembléia-geral de 1º de junho, servidores JF decidiram pela continuidade da greve. Nesta quarta-feira (2), foram relizadas assembléias setoriais às 10h no TRT (Comércio) e 13h no TRE. Marcada assembléiageral para 9de junho às 10h, no TRT (Comércio).
 
Sintrajufe-PI: Os servidores no Piauí entraram em greve por tempo indeterminado no dia 10 de maio. Nesta terça-feira, Dia Nacional de Luta foi considerado o dia de maior concentração de greve no Piauí. No 24º dia de greve – quarta-feira (2) – do Judiciário Federal no Piauí, os servidores fizeram ato público em frente à sede do TRT. Está marcada manifestação na sexta-feira (4), a partir das 9h, na Justiça Federal.
 
 
Greve a partir do dia 12 de maio
 
Sindiquinze-SP: Os servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região iniciaram no dia 12 de maio a greve por tempo indeterminado pela aprovação do PL 6613/09. Na JF da 15ª Região há 50 cidades em greve. Na semana em que completará um mês da greve dos servidores da Justiça do Trabalho, o Sindiquinze realizará, na terça-feira (8), assembléia-geral extraordinária, para deliberar sobre o movimento grevista na 15ª Região. A assembleia será às 12h30, em frente à sede do TRT-15.
 
 
Sintrajuf-PE: No dia 12 de maio, os servidores em Pernambuco iniciaram a greve no TRE e TRT. Até o momento estão parados 90 cartórios eleitorais, além da sede do TRE. Na Justiça do Trabalho a greve continua e na capital, 16 VTs estão parcialmente em greve. Também há servidores em greve, em sete cidades do interior. Neste  1º de junho a categoria realizou ato público no  TRE, e na Justiça do Trabalho, pelo  Dia Nacional de Luta. Nesta quarta-feira (2) foi realizada no TRT, às 8h, concentração, com debate sobre serviços inadiáveis; às 15h no TRE, exibição de filme, com concentração desde 13h, no
TRF, às 15h, atividade cultural com artistas da categoria; e no JF, ato com apresentação da TV.
 
Sinjutra-PR: A greve que começou no dia 12 de maio atinge 37 municípios. Com a adesão de Jaguariaíva, na segunda-feira (31), e com informações de que Pitanga e Rio Negro também já fazem parte da paralisação estadual, o número de municípios em greve sobe para 39. Com isso a greve atinge 85% das cidades onde há Justiça do Trabalho no Paraná. Apenas seis, das 46 com TRT no estado, ainda não confirmaram adesão à paralisação nacional.
Sindjuf-PB: Os servidores entraram no dia 12 de maio em greve por tempo indeterminado. No TRE-PB, a adesão ao movimento grevista está em torno de 40%. No TRT em João Pessoa, as atividades encontram-se paralisadas. Os servidores da JT de Campina Grande aderiram à greve. Na ocasião, foi aprovada a programação para os próximos dias: 03/06 – Apresentação do Coral do TRE; e 04/06 – assembleia dos servidores do TRE.
 
Sinsjustra-RO/AC: A greve teve início no dia 12 de maio. Em Rondônia, além da capital, outras 11 varas do interior também aderiram à paralisação. Já no Acre, os servidores de Sena Madureira estão na greve. Os servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia aderiram em massa ao “dia do apagão”. Reunidos na entrada do edifício sede, reforçaram as
mobilizações, neste 1º de junho. Mais de 600 servidores do Tribunal Regional do Trabalho dos estados de Rondônia e Acre participaram do ato em 1º de junho, quando paralisaram totalmente as atividades.
 
Sitraemg-MG: A greve em Minas foi deflagrada no dia 12 de maio. As cidades de Juiz de Fora e Uberlândia têm realizado atos e paralisações. Em greve, já são 14 cidades no total, além de Belo Horizonte. Além disso, agentes de segurança e oficiais de justiça do TRT e da Justiça Federal também confirmaram adesão à greve. No dia 1º de junho houve um grande ato, na porta do TRE, com direito a teatro e outras atividades. 
 
Greve a partir de 14 de maio
 
Sindjuf-PA/AP: Os servidores do Pará e do Amapá iniciaram a greve por tempo indeterminado no dia 14 de maio. Na Justiça Eleitoral, a greve atinge o TRE e zonas eleitorais da capital e do interior. Na Justiça do Trabalho, há greve em Belém e em Santarém (duas VTs, mais a Distribuição e Central de Mandados). No Amapá, Fórum Trabalhista, as quatro VTs, Distribuição e Central de Mandados de Macapá estão em greve por tempo indeterminado, e servidores de VTs de mais duas cidades do interior. Na Justiça Federal, a 3ª Vara Federal e o Juizado Especial do Belém aderiram à paralisação. Os servidores da Justiça Militar entraram em greve na terça-feira, 1º. Os servidores do da base do Pará e Amapá deram mais uma demonstração de força: mais de 200 trabalhadores do TRE-PA, TRT-8 JF e JMU participaram do ato para marcar o Dia Nacional de Luta, em 1º de junho.
 
                                                                               Greve a partir de 25 de maio
 
Sindjus-DF: Os servidores do DF estão em greve por tempo indeterminado desde 25 de maio. O sindicato tem realizado piquetes no STJ, TST, STF, TSE, TJ, TRT, TRF e órgãos do MPU. O movimento de greve dos servidores do poder Judiciário Federal e do MPU nesta terça-feira, (1º), teve a participação de mais de quatro mil manifestantes ao ato público, no Ministério do Planejamento. Nesta quarta-feira (2), houve ato público em frente ao STF.
 
 
Sindjero-RO: Em greve por tempo indeterminado desde 25 de maio.  Há greve em todos os setores do TRE e zonas da Capital. As mobilizações têm aumentado com adesões de todas as unidades da Justiça Eleitoral.
 
Greve a partir de 26 de maio
 
Sindjef-AC: Servidores das Justiças Eleitoral e Federal no Acre deflagraram a greve por tempo indeterminado no dia 26 de maio. De acordo com o sindicato, a adesão atingiu 40% dos servidores. O Comando de Greve realiza arrastão de sala em sala nas dependências da Seção Judiciária do Acre e do TRE.
 
Greve a partir de 31 de maio
 
Sindjufe-TO: Os servidores da Justiça Eleitoral e Justiça Federal entraram em greve por tempo indeterminado a partir de 31 de maio.
 
Sindjufe-MS: Os servidores estão em greve desde 31 de maio. No  primeiro dia de greve por tempo indeterminado em Mato Grosso do Sul, mais de cem servidores do TER, TRT e JF do Estado concentraram-se em Campo Grande. Os servidores se reuniram no prédio da JF e, a partir do meio-dia, fixaram o ato em frente ao TRE, até o anoitecer. Ainda na segunda-feira, (31), o manifesto no Estado ganhou a adesão dos oficiais da Justiça Federal. Neste 1º de junho, aconteceram manifestações pelo Dia Nacional de Luta. Nesta quarta-feira (2) os servidores realizaram ato em frente ao TRT,  às 11h.
 
Greve a partir de 1º e 2 de junho
 
Sindissétima-CE:  Os servidores das VTs em Fortaleza, aderiram ao movimento grevista a partir desta terça-feira, 1º de junho. Já os servidores do prédio sede do TRT aprovaram deflagrar a greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira, 2 de junho.
 
Greve a partir de 4 de junho
 
Sinje-CE:. Em assembleia na sexta-feira (28), a categoria aprovou entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira, 4 de junho.
 
Greve a partir de 7 de junho
 
Sinpojufes-ES:  A greve continua crescendo em todo o país e na próxima semana terá mais adesões, com a entrada dos servidores do Judiciário Federal no Espírito Santo a partir de segunda-feira, 7 de junho. Em assembléia-geral na segunda-feira (31), a categoria decidiu manter as paralisações de duas horas, nesta terça e quarta-feira (1º e 2), nos três ramos do Judiciário e paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira. A adesão maior é dos servidores da Justiça Eleitoral, que têm participado das atividades de mobilização. A participação da Justiça Federal também é bastante representativa. Nesta quarta-feira (2), o sindicato fez arrastão nas salas do TRT para convencer os colegas a participar das paralisações e a aderir à greve por tempo indeterminado a partir do dia 7 de junho.
 
Greve a partir de 8 de junho
 
Sinjufego-GO: O servidores de Goiás decidiram entrar em greve na próxima terça-feira, 8 de junho, para pressionar o ministro do Planejamento a aceitar a proposta encaminhada pelo STF ao Congresso Nacional. Na sexta-feira, 4 de junho, será realizada assembleia setorial na Justiça Federal, às 15h30. Na segunda-feira, 7 de junho, as assembleias setoriais serão no TRT, às 14h, e no TRE, às 17h.
 
Estados que ainda vão deliberar sobre a greve
 
Sintrajurn-RN: Em assembleia setorial no TRE/RN os servidores optaram por uma paralisação de 24 horas no dia 7 de junho. A categoria aprovou também a realização de uma assembleia no mesmo dia para deliberar sobre a greve por tempo indeterminado. No TRT, os servidores realizaram ato nesta terça-feira, 1º de junho e paralisaram por 24 horas.
 
Sintrajufe-CE: Em assembleia realizada na segunda-feira (31), foi decidido que os servidores da JF do Ceará realizarão paralisações diárias das 14 às 16h, em sinal de protesto pela não aprovação do PL 6613/2009 e contra o PLP 549/09, que congela o salário do servidor por dez anos.
 
Sinjuspar-PR: Servidores da JF e da JE estão em estado de greve e há indicativo de uma nova assembleia no dia 8 de junho.
 
Da Fenajufe, com informações dos sindicatos