PT decide por expulsão de quatro parlamentares

Por Marcela Cornelli

O Diretório Nacional do PT aprovou na tarde deste domingo a expulsão do deputado João Batista Babá (PA), da deputada Luciana Genro (RS), e da senadora Heloísa Helena (AL) do partido. A decisão foi tomada por 55 votos a favor, 27 contra e nenhuma abstenção. No final da manhã, o diretório já havia tomado a decisão de afastar o deputado João Fontes (SE). A votação teve 55 votos a favor, 27 contra e uma abstenção. Para os dirigentes petistas esses parlamentares feriram o código de conduta do PT e tomaram atitudes contrárias àquelas determinadas pelo partido.

A representação apresentada pelo secretário nacional de Organização do PT, Sílvio Pereira, e aprovada pela maioria dos dirigentes petistas, tinha por objetivo “verificar o desrespeito aos princípios da fidelidade e da unidade partidárias, a atuação em desacordo ao princípio agregador que norteia o partido, as articulações feitas com lideranças e dirigentes de partidos contrários ao PT e ao governo federal e o descumprimento reiterado as orientações e resoluções das instâncias partidárias”.

Ao plenário da reunião, o presidente da Comissão de Ética do PT, Danilo Camargo, leu seu parecer, segundo o qual, “verificam-se graves e procedentes as condutas narradas na representação, dissociadas do objetivo que norteia a construção da unidade partidária, com ostensiva hostilidade, atitudes desrespeitosas e ofensas graves e reiteradas a dirigentes, lideranças partidárias, à própria legenda e a filiados do PT”.

“Eles (os parlamentares) infringiram regras estatutárias e a Comissão de Ética, por maioria, opina pela procedência da representação que pede a expulsão dos parlamentares”, afirmou Camargo.

PARLAMENTARES
Da tribuna do auditório, a deputada Luciana Genro considerou as expulsões não como resultado de um debate disciplinar, mas de um processo de contestação política. “Não fomos questionados, na comissão de ética, pelo voto contrário na reforma da previdência, mas a respeito de nossas declarações”, disse. A exemplo do deputado João Fontes, ela criticou a posição política do partido. “Não se fez um debate com a militância para definir a mudança de orientação do PT”.

O deputado Babá usou os 15 minutos de sua exposição para ressaltar posições do partido e ações do governo com as quais discorda. Acusou a política econômica de gerar desemprego e disse que o partido era contra a reforma da Previdência que tramitava no Congresso durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo ele, a expulsão dos parlamentares marca a transformação do PT para o “New PT” (Novo PT). “Vou continuar, junto com os outros parlamentares expulsos, nesta luta necessária em favor do povo brasileiro”, afirmou.

Última a falar, a senadora Heloísa Helena acabou usando apenas metade de seu tempo na tribuna. Iniciou e concluiu sua defesa com a voz embargada. Afirmou que mantém os mesmos argumentos que defendia quando era líder do PT no Senado e líder da oposição no governo FHC. “Se o partido entendia que o que eu defendia era errado, tinham que ter me avisado quando eu era líder da oposição no governo anterior”, disse.

A senadora afirmou ainda que não poderia pedir clemência ou desculpas, como sugeriram alguns parlamentares antes do encontro do Diretório Nacional, porque, se o fizesse, estaria “negando a história do PT”. “Não cabem desculpas. Cabe cabeça erguida. Quem está me expulsando não é o PT socialista, o PT da radicalidade democrática”, concluiu.

A votação da expulsão dos parlamentares foi precedida por depoimentos contra e a favor do desligamento. A reunião do Diretório Nacional foi realizada no Hotel Blue Tree Park, em Brasília. Manifestantes e integrantes do grupo “Amigos da Heloísa” — criado há duas semanas com o objetivo de defender a senadora contra a expulsão do partido — fizeram ato de apoio à permanência dos deputados e se concentraram na porta do hotel. Eles chegaram a pressionar a porta de vidro para entrar, mas não tiveram acesso à sala de reunião.

Fonte: Portal Vermelho