Proposta de reforma sindical vai para o Congresso

Ato contra a reforma sindical, que ontem foi entregue ao Congresso Nacional, reuniu cerca de 400 lideranças sindicais na Assembléia Legislativa de São Paulo. Participaram dirigentes nacionais da CUT, CGT e algumas dezenas de entidades sindicais.
A proposta foi discutida durante mais de um ano, mas o resultado não agrada a boa parte dos trabalhadores. A reforma passará por uma comissão especial e pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara antes de ser votada em plenário.
A proposta de reforma sindical consiste em um Projeto de Lei (PL) e uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). A proposta prevê modificações nos artigos 8, 11, 37 e 114 da Constituição Federal e trata de aspectos como fim da unicidade sindical, organização sindical dentro das empresas, composição de conflitos econômicos através da conciliação, mediação e arbitragem e criação de um Conselho Nacional de Relações do Trabalho (CNRT) que terá entre outras atribuições comprovar a representatividade das entidades sindicais.

Com informações da Fenajufe