Projeto de reestruturação das carreiras no Judiciário Federal deve ser apresentado até junho, informa Fenajufe após reunião do Fórum de Carreira do CNJ

A Fenajufe participou, nesta quarta-feira, 11, da primeira reunião de 2026 do Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a reunião, a federação informou que segue o compromisso do Supremo Tribunal Federal (STF) de que, até junho, seja apresentado um projeto de reestruturação das carreiras do Judiciário Federal.

O coordenador e as coordenadoras da Fenajufe que participaram do encontro reforçaram que continua a luta pela derrubada do veto 45, referente às parcelas de 2027 e 2028 da reposição salarial da categoria. Também disseram que a federação segue em diálogo com o Supremo e o CNJ em relação à reestruturação da carreira.

Segundo os e as dirigentes, há consenso para que a carreira seja reconhecida como típica de Estado e também para que, dada a nova realidade de exigência de nível superior para os técnicos, esse segmento retorne para a área judiciária. Ainda foram discutidas as atribuições dos técnicos e analistas, e também as atribuições para FCs e CJs.

A Fenajufe expressou preocupação de que a redação do projeto de reestruturação não prejudique nem a permanência dos técnicos nas secretarias judiciárias, nem a ocupação de funções e cargos de chefia. A federação defendeu ainda a importância do reenquadramento dos auxiliares.

A reunião tratou, por fim, das particularidades de alguns cargos que têm atribuições específicas, como os agentes de Polícia Judicial, os oficiais de justiça e os servidores e servidoras das áreas de saúde e de tecnologia da informação (TI).

Com informações da Fenajufe