Primeira Vara Federal do Idoso no Brasil será instalada em março no PR

Por Imprensa

A Justiça Federal vai treinar servidores para atuarem com público idoso. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região instalará, dia 17/3, na Justiça Federal de Maringá (PR), a primeira Vara Federal do Brasil especializada em causas propostas por pessoas com 60 anos de idade ou mais. Serão abrangidas as causas de competência da JF de Maringá, exceto as ações propostas na Vara do Juizado Especial Federal. A vara, proveniente da transformação da 3ª Vara Federal Cível, também atenderá a causas relativas ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Antes da transformação da 3ª Vara Federal em Vara do Idoso e do SFH, os servidores realizaram estudos e pesquisas sobre o idoso. O trabalho, intitulado “O idoso no Brasil”, descreve estatísticas, entidades de representação e assistência e a legislação de amparo ao idoso. “As informações foram coletadas pelos servidores, divididos em equipes. A intenção é transformar esses dados em monografia”, conta o diretor de secretaria da Vara, Elsion Goedert.

Fonte: TRF 4ª Região