Porto Alegre terá encontro mundial pela paz e contra a guerra em 2004

Por Marcela Cornelli

Porto Alegre sediará, de 11 a 13 de fevereiro de 2004, o Encontro Internacional pela Paz e Contra a Guerra. O evento, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, pretende ser um espaço de balanço, de debate e de formulação de propostas sobre o sistema de poder mundial e sobre o processo do Fórum Social Mundial. As potencialidades e os horizontes futuros do FSM serão analisados a partir da necessidade de integrar o tema da paz e da guerra com o da luta por “um outro mundo possível”. O encontro, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), também servirá para as primeiras discussões sobre a organização do FSM 2005, marcado para Porto Alegre.

Entre os palestrantes convidados, já confirmaram presença Tariq Ali, Bernard Cassen, Ignacio Ramonet, Emir Sader, Ana Esther Ceceña, Daniel Bensaid, Atilio Boron, Gilberto Achcar, Meena Menon, João Pedro Stédile, Paulo Vizentini e Beverly Keene. Os debates ocorrerão em torno de seis mesas, com a seguinte programação:

11 de fevereiro

Manhã: Abertura Oficial e Mesa 1 – “Crise capitalista e guerra”
Tarde: Mesa 2 – “A nova hegemonia imperial”

12 de fevereiro

Manhã: Mesa 3 – “Cultura de guerra e Cultura de paz”
Tarde: Mesa 4 – “Mídia, democracia e guerra”

13 de fevereiro

Manhã: Mesa 5 – “Luta pela paz e contra a guerra”
Tarde: Encerramento – “De Mumbai a Porto Alegre 2005”

O Encontro Internacional pela Paz e Contra a Guerra conta com o apoio de uma série de entidades interessadas no desenvolvimento do Fórum Social Mundial.

O Comitê Gaúcho do FSM promove uma reunião preparatória no próximo dia 16 de dezembro, em Porto Alegre, para começar a mobilizar a sociedade em torno do evento. A reunião está marcada para às 19h, no auditório do Centro de Professores do RS (Cpers), avenida Alberto Bins, 480.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo endereço: pelapazcontraguerra@gp.prefpoa.com.br .

Fonte: Agência Carta Maior