Polêmico jornalista alemão Günter Wallraff profere palestra nesta terça na UFSC

Por Imprensa

O renomado e polêmico jornalista e escritor alemão Günter Wallraff profere palestra hoje, às 19h, no auditório da Reitoria da UFSC, sobre a atividade profissional, métodos de investigação jornalística e reportagem, gênero que o consagrou perante o público europeu e em dezenas de países para os quais teve obras traduzidas. A entrada é franca.

Há 40 anos na profissão e pela primeira vez no Brasil, Wallraff é autor de, entre outros, os livros O Jornalista Indesejável, Cabeça de Turco e Fábrica de Mentiras.

Em sua experiência profissional, Wallraff se fez passar por várias pessoas. Internou-se em clínica para pessoas com problemas mentais; acorrentou-se, como militante político, em praça de Atenas para denunciar a então ditadura grega; viveu a experiência de jornalista “almofadinha” no jornal Bild para denunciar os métodos de manipulação e extorsão praticados pelo jornal (virou o livro Fábrica de Mentiras, traduzido no Brasil); e simulou a condição de imigrante turco na então Alemanha Ocidental para denunciar os maus tratos e a jornada de trabalho de 16 a 24 horas imposta aos subempregados (virou o livro cabeça de Turco, também traduzido aqui).

A promoção do vento é do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e Curso de Jornalismo da UFSC, do Instituto Goethe de Porto Alegre, da Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina