Plenária Nacional dos Bancários aprova campanha salarial unificada

Por Marcela Cornelli

Os 1200 bancários reunidos no final de semana passado na VI Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, em São Paulo definiram que 25% será o índice a ser reivindicado nesta campanha salarial, correspondente a inflação de um ano mais o ganho real.

Os delegados definiram também que a campanha será unificada, envolvendo trabalhadores do setor público e privado.

Para o Secretário Geral do SEEB Floripa, Jacir Zimmer, a Conferência Nacional referendou o que havia sido deliberado nos fóruns regionais.

Na avaliação do presidente da CNB/CUT, Vagner Freitas o índice de 25% irá recuperar o poder de compra dos bancários. “Esse índice dialoga com a proposta de recomposição da CUT”, ressaltou ele. Freitas destacou também a pretensão de trabalhar a unificação da campanha salarial com categorias com data-base no segundo semestre, como os trabalhadores dos Correios, químicos e metalúrgicos.

Os sindicalistas também aprovaram deliberação para que o piso salarial da categoria seja calculado com base no salário mínimo do Dieese de R$ 1.421,62 (patamar que será reivindicado). Atualmente o piso está em R$702,66. “Pela primeira vez na história ficou abaixo dos três salários mínimos. Temos de valorizar nosso piso”, avaliou o presidente da CNB/CUT.

A unificação da campanha salarial foi aprovada por unanimidade pelos bancários reunidos na Plenária.

A Plenária deliberou também pela realização de um Encontro Nacional aberto em agosto para fazer uma avaliação do andamento da campanha.

Fonte: SEEB Floripa