Plenária dos SPF´s avalia movimento grevista dos servidores federais

Por Marcela Cornelli

Neste último domingo, a Cnesf reuniu em sua plenária nacional 143 servidores públicos federais (114 observadores e 29 delegados) que discutiram o movimento grevista das categorias do funcionalismo federal, deflagrado em alguns setores no dia 10 de maio. A Fenajufe esteve representada por 25 delegados e um observador.

Os representantes das entidades nacionais deram os informes da greve e das mobilizações que vêm ocorrendo ao longo das últimas semanas. A diretora executiva da Fenajufe, Jaqueline Albuquerque, informou as deliberações da categoria tiradas na reunião ampliada de sábado e ressaltou a manutenção da greve nacional, iniciada no dia 18 em alguns estados. Em seu informe, a representante da Fenajufe disse que há uma expectativa do movimento grevista se fortalecer nesta e na próxima semana, com as paralisações de 24 e 48 horas e manifestações que ocorrem em vários estados ao longo desta semana.

Sobre os eixos da greve, Jaqueline informou a deliberação da reunião ampliada de manter a reivindicação pelo reajuste linear e contra o reajuste zero e a inclusão na pauta dos pontos específicos do Judiciário e do MPU. Também falou da comissão criada no STF para tratar do plano de carreira e do aumento das gratificações que, segundo avaliação da ampliada, aponta para a abertura de um canal de interlocução entre os servidores e a cúpula do Judiciário Federal.

Após as avaliações sobre a greve e sobre o processo de negociação que ocorre em vários setores do funcionalismo com o governo, os delegados discutiram as propostas de resoluções apresentadas pela Cnesf. Foi aprovada a realização de um seminário nacional para discutir o funcionamento e o papel da Cnesf, nos dias 06 e 07 de junho, com a participação não só dos dirigentes das entidades nacionais como dos representantes da base. O plenário também aprovou um documento, elaborado pela Cnesf, que avalia o movimento grevista e aponta os rumos da campanha salarial 2004.

Fonte: Fenajufe