Pesquisa de Saúde continua! Contamos com sua resposta!

O Sintrajusc convida todas as servidores e servidores do PJU de Santa Catarina a participar da Pesquisa de Saúde on-line “Impactos psicossociais do trabalho não-presencial na saúde mental de servidores do Poder Judiciário”, que segue disponível para receber respostas.

A pesquisa é pioneira no sul do país e foi desenvolvida com a UFSC, por meio do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT). Participam, além do Sintrajusc, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus-RS) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR).

Com as respostas, os Sindicatos terão maior e melhor embasamento para subsidiar as políticas e práticas sindicais e institucionais de combate e prevenção às doenças que afetam os servidores, com ações voltadas também ao melhoramento das condições de trabalho nas três justiças.

Os dados também fornecerão subsídios importantes nas tratativas com a administração dos Tribunais e também junto aos Conselhos Superiores. A orientação é que os servidores reservem, na medida do possível, de 30 a 40 minutos para responder as perguntas com calma. Há questões relacionadas ao teletrabalho/ trabalho remoto, ao suporte social e organizacional, a “sinais/sintomas” psíquicos e a comportamentos negativos relacionados ao trabalho. As respostas são enviadas diretamente para o banco de dados do NEPPOT da UFSC, garantindo, assim, o sigilo e anonimato dos participantes.

O trabalho é coordenado pelas professoras doutoras Renata Silva de Carvalho Chinelato e Suzana da Rosa Tolfo e pelo mestre Renato Tocchetto de Oliveira, Uma orientação importante aos que já responderam, mas não finalizaram todas as perguntas: para que as respostas sejam validadas, é preciso responder todas as perguntas, caso contrário a participação é invalidada. Por isso, pedimos encarecidamente, se puderem, para responder novamente.

A pesquisa está disponível em https://pt.surveymonkey.com/r/PPGL562