PEC 32: Plenária aprovou construção de manifesto e defendeu unidade e rigor nas mobilizações

Evento reuniu mais de 300 pessoas do serviço público em unidade contra os ataques do governo e  discutiu greve geral do funcionalismo

Entidades representantes das três esferas do serviço público estiveram reunidas neste sábado (13), em plenária que credenciou mais de trezentas pessoas. O evento teve como principal objetivo ampliar e fortalecer a luta em defesa dos serviços e servidores públicos.

O evento foi um chamamento das Centrais Sindicais e do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais – FONASEFE – no sentido de reforçar a unidade das categorias para o enfrentamento contra os ataques do governo.

A atividade apresentou vídeos com a temática da destruição do estado brasileiro promovida com aprovação da “reforma administrativa”. O fortalecimento da luta é urgente no momento diante manobras articuladas pelo governo para aprovar as propostas a todo custo.

Representando a Fenajufe e o Fonasefe, o coordenador Fabiano dos Santos falou do compromisso do Fórum no combate à reforma administrativa e da importância de manter a unidade para derrotar o projeto.

Fabiano afirmou ainda que “a PEC 32 é um dos maiores ataques do governo aos servidores públicos e que “a luta unitária é o caminho de muitas lutas que teremos pela frente”.

O dirigente fez o chamado paro o dia 8 de dezembro como “Dia Nacional de lutas”, rumo à construção de uma greve geral unificada para “barrar  todos os ataques aos direitos da classe trabalhadora.”

Dia da Consciência Negra se apresenta como oportunidade para união de vozes de resistência contra o racismo, a violência, a fome, a carestia e o desemprego que agride e mata o povo negro e a população pobre do Brasil. Abraçar e unificar essa luta também é pauta defendida pela Fenajufe.

Para a coordenadora Juscileide Rondon, também presente na plenária, neste governo a mobilização deve ser constante. Concluindo, ela afirmou que “a luta terá de ser cotidiana. Todas as ações são contra a classe trabalhadora! TODAS! Só com maior mobilização barraremos as ” deformas!”

Houve consenso nas falas para construção de uma greve geral ainda neste ano e reforçaram a defesa do dia nacional de lutas, proposto pelas entidades para os dias 8 ou 15 de dezembro. A data será definida em unidade respeitando a realidade de participação de cada estado.”

Programação da semana:

16 /11:  Terça-feira- nos Estados – Manter as atividades de pressão nos aeroportos de partida dos deputados, deputadas e senadores.

7 horas – Aeroporto de Brasília com tambores e ritmos Afro + Máscaras + Totens + lenços pretos + faixas: “Nem 23 nem 32, quem votar não volta”

16/11 – 14 horas – Anexo II da Câmara dos Deputados

17/11 – Quarta-feira

9 horas – Concentração no Espaço do Servidor  – Esplanada dos Ministérios – Bloco C

14 horas – Anexo II da Câmara dos Deputados

Apresentação Capoeira e Tambores

18 de novembro – Quinta-feira

10 horas – Anexo do Senado Federal.

Ato com os Senadores contra a PEC 23 (Calote dos Precatórios)

Joana Darc Melo, da Fenajufe, com edição do Sintrajusc