PCS: Programa Nacional de Capacitação começa a tomar forma na Justiça Federal

Técnicos do Conselho da Justiça Federal e da Justiça Federal começaram a esboçar as linhas mestras que irão pautar o Programa Nacional de Capacitação – PNC da Justiça Federal. Na última semana, reunidos em Brasília, no período de 14 a 16, representantes dos cinco Tribunais Regionais Federais – TRFs – e do CJF discutiram estratégias para estabelecer critérios de aprendizagem com enfoques mais humanísticos e não apenas técnicos para os servidores da Justiça Federal. Esta foi a primeira vez que os seis subcomitês, formados no final de 2006, se reuniram.
Já neste primeiro encontro, cada grupo elaborou um plano de ação dirigido às áreas temáticas: Diagnóstico – voltado a detectar competências; Avaliação dos programas educacionais – resultados e impactos na organização; Educação à Distância e ferramentas desta modalidade de ensino; Instrutoria e Socialização do Conhecimento – ações de replicação; Treinamento e Desenvolvimento – programa de formação; Gestor-educador – desenvolvimento do novo conceito de liderança.
De acordo com Silvana Conceição Dias, Subsecretária de Desenvolvimento de Recursos Humanos do CJF, e uma das integrantes do Comitê do PNC, os subcomitês terão até 4 de maio para apresentarem a proposta final do Programa para cada uma das áreas. Ao comitê do PNC, composto por servidores da Secretaria de Ensino e da Secretaria de Recursos Humanos do Conselho, caberá a análise e a consolidação de todas as propostas. O produto final será apresentado ao colegiado do CJF ainda em maio. A construção de um Programa Nacional de Capacitação da Justiça Federal está prevista na lei 11.416 (PCS).

Fonte: CJF (Cláudia Moura)