Partidos definem novos líderes de bancada. Veja quem entrou e quem saiu.

Por Marcela Cornelli

Até o início da próxima sessão legislativa, 16 de fevereiro, os partidos vão definir o comando das bancadas partidárias. Vários partidos já elegeram os novos líderes. Confira quem entra e quem sai de cena na sessão que se inicia na próxima semana.

O PT, maior bancada da Câmara, escolheu Arlindo Chinaglia (SP) em substituição à Nelson Pellegrino (BA) que disputará as próximas eleições municipais em Salvador. O PCdoB será liderado por Renildo Calheiros (PE) em substituição a Inácio Arruda (CE) que vai disputar a prefeitura de Fortaleza (CE).

O PSB elegeu Renato Casagrande (ES) em lugar de Eduardo Campos (PE), atual ministro da Ciência e Tecnologia. No PPS, a bancada elegeu Júlio Delgado (MG) em substituição a Roberto Freire (PE). O PL ainda não resolveu quem irá liderar sua bancada; a disputa está entre os deputados Sandro Mabel (GO) e Mário Assad (MG) e a definição sairá no dia 17 de fevereiro. Valdemar Costa Neto, atual líder da bancada liberal, deverá se dedicar exclusivamente à presidência do partido.

A bancada do PMDB escolheu José Borba (PR) para substituir Eunício Oliveria (CE), que ocupa o Ministério das Comunicações. As bancadas do PTB, PFL, PP e PSDB deverão manter os atuais líderes, José Múcio Monteiro (PE), José Carlos Aleluia (BA), Pedro Henry (MT) e Jutahy Júnior (BA), respectivamente. No Prona e no PDT poderá haver mudanças; no primeiro porque há divergências na forma como o atual líder, Eneas Carneiro (SP), conduz a bancada de seis deputados; e no segundo porque a bancada poderá ficar reduzida a menos da metade dos atuais treze deputados.

Já o líder do governo na Câmara é o deputado Miro Teixeira (sem partido/RJ) que substituiu Aldo Rebelo, ocupante do Ministério da Coordenação Política e Relações Institucionais. No Senado, o PT e o Bloco de Apoio ao Governo, também composto pelo PTB, PSB e PL, serão liderados por Ideli Salvatti (SC). A liderança do governo no Senado continua sob o comando de Aloizio Mercadante (SP) e o PMDB deverá indicar um novo senador para líder do governo no Congresso.

Renan Calheiros (AL) mantém seu posto de líder do PMDB; da mesma forma PSDB, PFL, PDT e PPS deverão reconduzir os atuais líderes Arthur Virgílio (AM), José Agripino (RN), Jefferson Péres (AM) e Mozarildo Cavalcanti.

Fonte: DIAP