O XI Congresso do Sintrajusc, realizado de 2 a 4 de outubro no Hotel Slaviero Ingleses Convention, nos Ingleses, em Florianópolis, abriu com palestra de Camila Feix Vidal, professora adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e no Curso de Graduação em Relações Internacionais. Ela abordou o tema “Imperialismo na América Latina e as Revoluções Tecnológicas no Serviço Público”, desvendando as estruturas que difundem as ideias do mundo neoliberal e o papel dos Estados Unidos. A palestra foi gravada e está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1hCI9jQaLFc

Camila explicou como os imperativos econômico do capitalismo neoliberal são implementados hoje, destacando o papel das ideias e dos intelectuais que as disseminam e do consenso e da coerção: o sistema é baseado em consenso e, quando ele não é possível, emprega-se a força. É neste cenário que se dá a atuação dos Estados Unidos, que usa justificativas morais e “técnicas” para atuar na América Latina. Camila também falou sobre o uso da tecnologia e do sistema informacional, patrocinado pelas grandes empresas de tecnologia, se pondo a serviço da extração de lucro e da mais valia na América Latina.
No debate, tirou dúvidas, indicando como caminhos de luta desvelar a suposta “roupagem virtuosa” dos EUA e o aspecto neutro da tecnologia, entendida enquanto ferramenta de poder, e recuperar a disputa ideológica, mostrando a desigualdade inerente ao modelo capitalista neoliberal e à revolução tecnológica.
