Oficina oferecida pelo Sintrajusc estimula a escrita criativa e literária

No último sábado, 31/5, aconteceu, em Florianópolis, a primeira parte da Oficina de Escrita Criativa do Sintrajusc, conduzida pela colega Cyntia de Oliveira e Silva. Ela é servidora aposentada da Justiça do Trabalho e professora fundadora da Oficina da Palavra.

O objetivo da atividade é estimular a escrita criativa e literária, fazendo com que as(os) participantes ampliem o olhar e demais sentidos sobre o cotidiano e a realidade, buscando inspiração para histórias e resgatando a prática da escrita, sobretudo, à mão. Além disso, busca-se fazer com que os(as) participantes incorporem a escrita literária nos espaços diários de atuação pessoal e política, como ferramenta de expressão humana, crítica e criativa.

Ao longo do sábado, os participantes refletiram sobre questões como: a escrita no cotidiano e o processo de escrita. Questionaram-se sobre o porquê escrever literatura. Aprenderam a enxergar portas e gatilhos para a escrita no cotidiano e iniciaram o estudo dos gêneros breves: conto e crônica.

Os pontos altos foram as atividades de prática de escrita, quando instigados a escreverem sob pressão, criaram textos coletivos em curto espaço de tempo. Outro exercício que sensibilizou a todos foi quando ampliaram os sentidos para descrever a sensação ao descascar uma laranja. Os participantes saíram entusiasmados com a possibilidade de ampliar a escrita para muito além do texto técnico.

A oficina terá continuidade em mais três noites de encontros online. Serão exploradas um pouco mais as características do conto e da crônica a partir de autores consagrados na literatura nacional e da produção escrita dos participantes.

Como alternativa a quem não pode comparecer no encontro presencial, a professora disponibilizou o conteúdo do seu curso de Introdução à Escrita Literária, que está sendo estudado de forma autoinstrucional pelos demais participantes do grupo. Esses se juntarão ao grupo nas aulas seguintes.

Ao término da Oficina, pretende-se fazer pequena publicação com a produção do grupo.

Por Cyntia de Oliveira e Silva

Na foto, parte dos participantes da oficina.