O PCS vale a pena

Nossa luta vale muito mais do que um reajuste salarial

Falamos muito da greve e da necessidade da luta para conquistarmos o PCS e esquecemos de lembrar o que significa esta conquista. Não estamos lutando apenas por um reajuste salarial. A aprovação do PCS significa a correção de uma distorção grave na composição da nossa remuneração. As FCs tornaram-se verdadeiros grilhões acorrentando os trabalhadores aos postos de trabalho numa corrida insana por produtividade, como se fazer Justiça fosse resolver processos rapidamente. Somos servidores públicos. Nosso patrão é o trabalhador que chega ao outro lado do balcão buscando Justiça contra o seu patrão, na Justiça do Trabalho. É o cidadão que tenta fazer deste país uma democracia quando tem a única oportunidade que lhe é oferecida nas eleições de dois em dois anos, e confia na Justiça Eleitoral. É a sociedade que espera ver os grades bandidos, corruptos, corruptores, ladrões do dinheiro público na cadeia e festeja quando a Justiça Federal os condena. Entretanto, o valor exagerado das FCs em relação ao salário fixo, muitas vezes transforma os servidores que as ocupam em escravos de juízes, chefes ou diretores que tem o poder de nomear e desnomear igual ao poder de um patrão privado sobre o emprego dos trabalhadores de sua empresa. Em todo o estado nos chegam denúncias de alguns juízes que ameaçam: “se fizer greve perde a minha confiança e eu destituo da FC”. Além de um ataque ao direito de greve que, como juízes deveriam defender, tal atitude demonstra uma visão de patrão dentro do serviço público como se os servidores fossem seus empregados privados e como se empregados pudessem ser tratados dessa maneira desrespeitosa numa sociedade que se diz democrática e que há mais de um século disse não à escravidão.

Pois o PCS pelo qual estamos lutando, vem corrigir a distorção dos altos valores das FCs que permanecerão congeladas enquanto todo o impacto do reajuste recairá sobre a parte fixa do salário, que não depende da vontade de nenhum pseudo-patrão. O PCS significa quebrar as correntes que aprisionam muitos aos seus computadores em excessos de jornada e trabalho nos finais de semana. Nossa vitória nessa luta significa quebrar a lógica vigente da relação de trabalho de inspiração escravista no Judiciário Federal e, evidentemente, incomoda alguns que acreditam nela.

Por isso, nossa luta é importante. Por isso precisamos de todos. Venha para a greve e ajude a quebrar as correntes antes que elas deixem marcas permanentes na sua pele.