Nove sindicatos já estão em greve. Confira o quadro de mobilização de 21/08

A greve está crescendo e servidores de nove sindicatos já aderiram. São eles Sindjus/DF, Sindiquinze/SP, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sindijufe/MT, Sindjufe/BA, Sintrajud/SP, Sisejufe/RJ e Sintrajurn/RN. Na próxima segunda-feira (25/08) é a vez do Sintrajufe/PI.

Cada vez mais é preciso fortalecer a mobilização para garantir que as cúpulas do Judiciário Federal e do MPU façam valer suas autonomias constitucionais e garantam a dotação orçamentária para a implementação dos PLs 6613/09 e 6697/09, bancando também a defesa da aprovação desses projetos no Congresso Nacional. Por isso a Fenajufe reforça o chamado à categoria em todo o país para comparecer ao ato em frente ao STF, no dia 27 de agosto, às 15 horas.

Confira o quadro nacional de mobilização, atualizado no dia 21/08/14, às 18 horas

Entidades

QUADRO NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO (20/08/14)

* GTI  = Em Greve por Tempo Indeterminado

Sindjus/DF

Em GTI desde 06/08. Em processo de ampliação e consolidação da greve. Nesta quinta-feira (21/08), servidores do Judiciário e do Ministério Público em greve, depois de exigir respeito da ministra Miriam Belchior ao reajuste da categoria que está contido na proposta orçamentária encaminhada pelas instituições ao Executivo, em um movimento bastante barulhento em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), desceram em marcha até o Palácio do Planalto. Ainda nesta quinta, dirigentes do Sindjus/DF foram recebidos pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.

Atividade de sexta-feira (22/08)

A partir das 14h, o TJDFT será ocupado, com atividade cultural. Às 16h, o comando de greve vai se reunir para definir os próximos passos da luta.

Sindiquinze/SP

Em GTI desde 14/08.  A greve ganhou novas adesões nesta semana e se consolidou, principalmente, em Campinas com a adesão da maioria das Varas no Fórum da cidade, além de servidores dos prédios Administrativo e Sede do TRT. A greve também se espalha pelo interior com paralisação parcial em Piracicaba, Ribeirão Preto, Salto e São José do Rio Preto. Diariamente, os grevistas realizam arrastões pelos Fóruns com o objetivo de conscientizar a categoria sobre a importância da mobilização neste momento e reforçar a necessidade de uma greve forte para a conquista da negociação e reajuste.  o Sindiquinze enviará uma caravana a Brasília, na próxima quarta-feira (27), para o Ato chamado pela Fenajufe a partir das 15 horas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Um ônibus leito já foi contratado pelo sindicato para transportar 36 servidores para o Ato Nacional em frente ao STF, no dia 27/08. Caso o número de interessados seja maior, novos ônibus serão disponibilizados para que a categoria da 15ª Região esteja em peso e mobilizada junto aos demais servidores do país. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail imprensa@sindiquinze.org.br até a próxima segunda-feira (25). O ônibus passará pelas cidades do eixo da rodovia Anhanguera para buscar os servidores.

Sintrajufe/RS

Em GTI desde 14/08.  A decisão foi tomada em assembleia geral estadual da categoria, que ocorreu nas varas trabalhistas de Porto Alegre, reunindo servidores das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral, além de aposentados.

Confira o quadro de greve, atualizado em 21/8, às 17h50:

JT Porto Alegre

Telefonia TRT; Seção de Marcenaria; Seção de Instalações Elétricas; Seção de Edificações; Memorial; Arquivo Geral; Transportes; Secretaria Tecnologia Informação; Protocolo VTs; Cadastramento de Bens; Central de Mandados VTs; Manutenção de Viaturas;Portaria VTs; Segurança TRT; Segurança Vts; Zeladoria; Gabinete TRT (sala 706); Limpeza; Expedição TRT; Secretaria 10ª Turma; Varas trabalhistas: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª (portaria), 9ª, 10ª, 11ª, 12ª,14ª, 18ª, 22ª,24ª (portaria), 26ª, 27ª (portaria) e 30ª 

JT interior

Cachoeira do Sul (portaria); Cachoeirinha; Canoas (portaria); Caxias do Sul; Gramado; Ijuí (portaria); Osório; Novo Hamburgo; Pelotas (portaria); Rio Grande (portaria); Santana do Livramento; Santa Vitória do Palmar (portaria); São Borja (portaria); São Jerônimo; São Leopoldo; Sapucaia do Sul; Taquara (portaria); Taquari; Torres; Tramandaí; Vacaria

JF Porto Alegre

Varas federais: 1ª, 7ª, 11ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª; Núcleo Apoio Administrativo; Núcleo Tecnologia; Informação; Central de Mandados; DRH TRF

JF interior

Gravataí; Novo Hamburgo

JE Porto Alegre

TRE Duque

Sintrajusc/SC

Em GTI desde 14/08.  No primeiro dia de greve, houve assembleias setoriais nas três justiças em Florianópolis. Nesta sexta-feira (15/08), os servidores das três justiças realizaram arrastões nos locais de trabalho para convidar os colegas a aderir à greve. A orientação é para que os servidores se organizem nos locais de trabalho em todo o estado para aderir ao movimento, que cresce no país. Nesta segunda-feira (18/08), houve ato em frente ao TRE.

Sindijufe/MT

Em GTI desde 18/08.  Com isso, servidores sofreram corte de ponto antecipado, determinado pelo presidente do TRT-23, Edson Bueno de Souza, que também pediu à Procuradoria da União de Mato Grosso, para que a manifestação seja considerada abusiva. Mas a assembleia de greve realizada no dia 18/08, no TRT, deliberou que o sindicato entre imediatamente com ação administrativa e/ou judicial contra a decisão de corte de ponto.  No dia 22/08, às 9h, haverá assembleia geral extraordinária, no Saguão de entrada do prédio das Varas do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região de Mato Grosso, (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3355 – Cuiabá), para discussão e avaliação sobre a greve por tempo indeterminado na Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral, além de eleição de um representante para participar do Comando Nacional de greve do dia 28 de agosto em Brasília-DF e discussão e deliberação sobre a participação no Ato Nacional no STF, dia 27 de agosto.

Sindjufe/BA

Em GTI desde 18/08.  Em assembleia geral realizada no dia 15/08, em Salvador, a categoria decidiu entrar em greve, com mais força na Justiça Federal e Eleitoral. Em Feira de Santana, maior cidade do interior, também foi aprovado o início da greve na Justiça Federal para o dia 18. Em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira (20/08), os servidores do Judiciário Federal na Bahia aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado pelo fim do congelamento salarial.  Reunidos no saguão do TRT5, no Comércio, eles deliberaram sobre o tema após realizaram avaliações a respeito do quadro nacional e local. Após a assembleia, os servidores se dividiram em grupos e percorreram as varas e do TRT Comércio, chamando os colegas para engrossarem a mobilização e tomarem uma posição contra a atitude intransigente da presidência da Justiça Trabalhista no Estado da Bahia. Eles também participaram da assembleia setorial da justiça trabalhista, em Nazaré. Nesta quinta-feira (21/08), às 9h, houve café da manhã no TRT de Feira de Santana; às 11h, Setorial no TRT de Nazaré; às 13h30: Setorial na JF (JEF); às 14h: passagem em sala seguida de setorial no TRE.

Atividade para esta sexta-feira (22/08)

às 8h, Reunião na Ceman (JF)

Sintrajud/SP

Em GTI desde 20/08.  No primeiro dia de paralisação no TRT-2 houve suspensão do expediente em vários balcões de atendimento e a adesão deve aumentar. Foram mais de 30 balcões fechados só no primeiro dia e houve boa  participação de oficiais de justiça.

Na JF e no TRF-3, os servidores em greve decidiram realizar atividades diárias.  Diariamente haverá um ato de uma hora (das 11h às 12h) para construir o movimento e fortalecer a greve.

Na Baixada Santista, o comando de greve tem realizado visitas diárias aos fóruns. A mobilização cresce a cada dia e vai aumentar. No primeiro dia de greve, cerca de 60% dos trabalhadores aderiram à paralisação. Muitos participaram de um ato em frente à JF de Santos e também foi enviada uma  caravana a São Paulo, nesta quinta-feira (21/08).  

Sisejufe/RJ

Em GTI a partir desta quarta-feira (20/08). Na quinta-feira (21/08), servidores do TRT-1 realizaram ato pela Redução da Jornada de Trabalho, em frente a sede do tribunal.  Já no TRF-2, o funcionalismo participou ativamente da manifestação que começou às 11h. Com faixas, cartazes e adesivos de “Estamos em Greve”, os servidores explicavam à população os motivos do movimento.  Em São Gonçalo, servidores da Justiça Federal participaram ativamente do primeiro dia de paralisação, com música ao vivo para aliviar a tensão. Em Niterói, também teve música durante o protesto. Na Justiça Federal Rio Branco, o movimento transcorreu com tranquilidade e no TRE na Presidente Wilson, a paralisação contou com boa adesão dos servidores lotados no prédio do Centro.

Sintrajurn/RN

Em GTI a partir desta quinta-feira (21/08).  O início da greve no Rio Grande do Norte foi marcado pelo expressivo número de servidores presentes na mobilização realizada na manhã desta quinta-feira (21/08) em frente ao prédio do TRE, na Praça André de Albuquerque. Dezenas de participantes aceitaram o convite do Sintrajurn e decidiram pela continuidade do movimento paredista com a realização de uma mobilização na manhã desta sexta-feira (22) em frente ao TRT.

GTI a partir de 25/08

Sintrajufe/PI

Em assembleia geral realizada no dia 18/08, no pátio do TRE, os servidores aprovaram, por ampla maioria, o início da greve no Piauí para a próxima segunda-feira (25/08).

Em processo de mobilização

Sinjufego/GO

 

Em Goiás, a assembleia geral da Justiça Federal, ocorrida no dia 13/08, aprovou  paralisação de 24 horas no dia 27/08 para garantir maior participação em Brasília no ato que acontecerá nesta data. Nas assembleias setoriais do TRE e TRT foi aprovada a participação nos atos públicos.

Sintrajufe/MA

Houve duas horas de paralisação no dia 14/08 e haverá mais duas horas na próxima quarta-feira, dia 20, na Justiça Federal. Categoria prepara-se para fortalecer a mobilização e construir  a greve.

Sindjuf/PB

A assembleia geral extraordinária realizada no dia 15/08 decidiu realizar paralisações dos servidores de todo o Judiciário Federal nas próximas segunda (25/08) e terça-feira (26/08) e recomendar aos servidores dos cartórios eleitorais que adiem o envio do resultado da votação do segundo simulado, a ocorrer nesta quinta-feira (21/08), para esta sexta-feira (22/08).

 

Sitraemg/MG

Durante ato público e assembleia realizados no dia 20/08, em frente ao prédio do TRE-MG, cerca de 200 servidores decidem pela paralisação de 24 horas dia 26/08, com AGE para deliberar sobre adesão à greve nacional iniciada em 6 de agosto. O Sitraemg enviará uma caravana de servidores para o Ato Nacional no STF, que será no dia 27.

Sinsjustra/RO-AC

O Sinsjustra RO/AC continua em estado de greve, com paralisação de 48 horas, agendada para os dias 25 e 26/08.

Sitraam/AM

O processo de mobilização dos servidores do Judiciário Federal no Amazonas será retomado nesta semana – de 12 a 16 de agosto – com visitas nos setores e distribuição de carta aberta aos servidores e jurisdicionado sobre o andamento das negociações do reajuste emergencial e chamada para assembleia geral de greve. Estava marcada reunião entre as diretorias do Sitraam e do  Sinjeam para o dia (14/08), com a finalidade de realizar o dia de paralisação no estado, envolvendo os ramos do judiciário federal no Amazonas, mas não informações sobre a realização do encontro.

Sintrajuf/PE

Não há informações, na página do sindicato, sobre as assembleias setoriais previstas para ocorrer até o dia 13/08.

Sinpojufes/ES

Em assembleia realizada no dia 15/08, com grande adesão dos servidores do TRT, a categoria decidiu por fazer duas horas diárias de paralisação e greve total nos dias 28 e 29 de agosto.

 

Sindjus/AL

O Sindjus/AL está fazendo um trabalho de conscientização dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, nos locais de trabalho, quanto à importância da participação da categoria na greve nacional. A coordenação do sindicato também irá se reunir, nesta semana, para definir as novas ações de mobilização junto à categoria.

Sindjufe/MS

Assembleia geral realizada no dia 30/7 definiu que não há condições de deliberar greve no momento, devendo aguardar movimentações nacionais. Haverá assembleia específica para tratar da modificação da forma e percentual de contribuição sindical dos filiados.

Sindjuf/PA/AP

Está marcada reunião do Conselho de representantes de base para os dias 29 e 30/08. Pauta: conjuntura, carreira e pauta de reivindicações.