Nos EUA, milhares pedem fim da ocupação do Iraque

Por Marcela Cornelli

Milhares de manifestantes foram às ruas em Hollywood no domingo para pedir a saída das forças anglo-americanas do Iraque. Manifestações de rua pelas mesmas razões foram feitas em Boston e São Francisco. As passeatas nos Estados Unidos seguem-se a numerosos protestos contra a ocupação do Iraque na Europa e na Ásia, ocorrido sábado.
As cerca de 10 mil pessoas que protestaram em Hollywood se apropriaram das palavras de ordem usadas nos protestos europeus: “George Bush, Tio Sam, o Iraque vai ser Vietnã” e “Mentiroso filho de um Bush”, diziam os manifestantes.

Fernando Suarez del Solar, pai de um soldado dos EUA morto aos 20 anos no Iraque ainda durante a guerra, falou à multidão: “Meu filho era um amante da paz. Ele era um soldado da paz, não do petróleo”. “Esta é uma administração perigosa e criminosa que pode destruir não só os EUA mas o mundo”, disse uma outra manifestante.

Mais manifestações

Na Europa, além de Londres (que levou 100 mil pessoas às ruas), Paris também se mobilizou no sábado em protesto contra a ocupação anglo-americana no Iraque. “Bush, Sharon – assassinos”, gritava a multidão na capital francesa. Uma faixa carregada pelos manifestantes dizia “imperialismo americano, tire suas mãos sangrentas do Oriente Médio”. O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, também foi alvo de palavras de ordem.

Houve também manifestações em Atenas, Madrid, Barcelona, Sevilha, Málaga, Ilhas Canárias, Seul, Cairo, Beirute, Ancara, Istambul, Varsóvia, Bruxelas, Detroit, Calcutá, Padova (Itália), Montevideo, Helsínquia, Copenhagen, Berlim, Bonn, Heidelberg, Dublim e numerosas outras cidades. Os organizadores acreditam que estas são apenas as primeiras de uma série de manifestações bem maiores que devem ocorrer pelo mundo.

Fonte: Portal Vermelho