Negociações continuam e Fenajufe deve ter novo encontro com Jobim hoje

Por Marcela Cornelli

Entramos na quarta semana de greve e é bom fazermos um balanço do que aconteceu até agora. Inicamos a greve porque o governo nos agraciou com reajuste ZERO enquanto ofereceu para outras categorias reajustes diferenciados.

Entramos na greve para forçar abertura de negociações que permitissem mudar a situação tal qual estava posta. Como em toda a greve, que é um jogo de forças, não se pode prever com exatidão o resultado nem os caminhos por onde seguiremos no seu curso.

No decorrer dessas três semanas conseguimos o apoio do Presidente do STF e dos presidentes dos tribunais superiores. O apoio se traduziu numa proposta de aumento da GAJ para 30%. A proposta foi transformada em projeto de lei. O projeto de lei foi aprovado pelo STF e pelos tribunais superiores e encaminhado ao Congresso onde se encontra. O presidente do STF tem negociado com o Executivo visando um acordo para aprovação do projeto. O obstáculo levantado pelo governo, dentro de sua política de ajuste fiacal, é falta de recursos. A Fenajufe e o STF já demonstraram ao Ministério do Planejamento que há recursos de sobra capazes de cobrir a despesa necessária. O governo bate pé, tenta ganhar tempo e aposta no esvaziamento da greve.

A Fenajufe avalia que, enquanto não tivermos um acordo fechado com o governo que garanta a aprovação do projeto, devemos trabalhar para ampliar a greve em todo o país.

Ansiedade

Às vezes bate uma certa ansiedade, mas a coisa é assim mesmo. Se olharmos para trás veremos o quanto já andamos desde o início da greve. O governo agora está contra a parede. O projeto está no Legislativo como uma proposta do Judiciário e o que era apenas uma expectativa de reajuste diferente de zero, hoje é uma luta entre interesses dos Poderes da União que coloca como pano de fundo a própria independência entre eles. O governo sabe que é obrigado a negociar para não gerar uma nova crise institucional num momento em que está com muitas frentes de batalha abertas (salário mínimo, soja na China, julgamento da contribuição previdenciária dos aposentados no STF, para citar apenas alguns). O reajuste da GAJ, dentre todos estes é o de mais fácil solução e há recursos disponíveis.

O que não podemos fazer agora é relaxar pois isto é tudo o que o governo quer para empurrar com a barriga nossa reivindicação até depois das eleições.

Você que ainda não entrou na greve, venha à assembléia hoje para deliberar sobre nossas propostas para o Plano de Carreira e discutir a nossa luta. Todos são importantes.

GREVE HOJE NO ESTADO

Em SC, a greve está estável, mas é necessário fazermos crescer a mobilização. Quem ainda não veio para a greve deve se juntar à mobilização nessa semana e fortalecer o movimento para que possamos avançar nas negociações em Brasília.

Hoje, às 15h, faremos uma Assembléia Estadual, na rampa do TRT, para avaliarmos o andamento das negociações e decidirmos os rumos da nossa mobilização.

É fundamental a participação de todos na assembléia de logo mais. Venha acompanhar as notícias de Brasília sobre a negociação e juntar-se aos companheiros que seguem firmes no movimento grevista.

Da Redação