Movimento negro promove marcha contra racismo e pelo direito à vida nesta quarta, 16, em Brasília

A Marcha Zumbi+10 contra o racismo e pelo direito à vida será realizada nesta quarta-feira, em Brasília. A partir das 9h, os manifestantes se concentram em frente à Catedral Metropolitana, de onde saem em passeata pela Esplanada dos Ministérios.
A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do governo para a desigualdade de oportunidades oferecidas a brancos e negros no Brasil. A expectativa da coordenação da marcha é conseguir uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar as reivindicações dos manifestantes. A audiência já foi pedida no Palácio do Planalto.
De acordo com ativistas do movimento negro, passados dez anos da primeira marcha, ainda são tímidas as ações do governo no que diz respeito às políticas públicas de superação das desigualdades raciais. De acordo com o estudo Custo do Racismo no Brasil, elaborado por especialistas da Coordenação da Marcha Zumbi+10, para eliminar as desigualdades raciais é necessária a aplicação, a curto prazo, de R$ 67 bilhões em políticas públicas na área da educação, habitação e saneamento básico.

Fonte: Correio Web