Ministro da defesa pede demissão e atribui o pedido à nota divulgada pelo Exército

Por Imprensa

Segundo informações divulgadas no site da Folha de São Paulo, desgastado com o presidente Lula e com as Forças Armadas, o ministro José Viegas (Defesa) pediu demissão do cargo. O pedido, encaminhado no dia 22 de outubro, foi aceito hoje por Lula, segundo nota divulgada nesta manhã pelo Palácio do Planalto.

O governo também confirma que o substituto de Viegas será o vice-presidente José Alencar, que tem bom trânsito com militares. Ele toma posse na segunda-feira, às 11h, no Planalto.

José Alencar, que conversou nesta manhã com Lula, assume o cargo em definitivo e vai acumulá-lo com a Vice-Presidência da República.

Ainda segundo informações da Folha, a mudança pode ser apenas a primeira de uma reforma ministerial.

Já Viegas, que é diplomata de carreira, deve ser indicado para comandar alguma embaixada brasileira no exterior.

Em carta encaminhada ao presidente Lula, ele atribuiu sua demissão à nota divulgada pelo Exército em 17 de outubro sobre as fotos que supostamente eram do jornalista Vladimir Herzog, mas que depois acabaram sendo identificadas como sendo de um padre canadense.

Herzog foi morto em 1975 nas dependências do DOI-Codi em São Paulo. Na nota, o Exército usou estilo elogioso às práticas adotadas durante o regime militar contra militantes de esquerda.

“Embora a nota não tenha sido objeto de consulta ao Ministério da Defesa, e até mesmo por isso, uma vez que o Exército Brasileiro não deve emitir qualquer nota com conteúdo político sem consultar o Ministério, assumo a responsabilidade que me cabe, como dirigente superior das Forças Armadas, e apresento a minha renúncia”, escreveu Viegas na carta para Lula.

Fonte: Folha de São Paulo Online