Ministro da Defesa garante apoio à criação da Polícia Judicial

O coordenador da Fenajufe Roniel Andrade se reuniu nesta quarta-feira [15] com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tratar de algumas questões de interesses dos agentes de segurança do Judiciário Federal. Além de Roniel, também participaram da reunião o presidente da Agepoljus [Associação Nacional dos Agentes de Segurança], Edimilton Gomes; e os diretores da entidade Fátima Arantes, Silvânia Siqueira, Armando Esbaltar e Antônio Walker.

Na reunião, Roniel entregou ao ministro um documento da Fenajufe reivindicando apoio à aprovação da PEC 358/2005, que garante na Reforma Judiciária a criação da Polícia Judicial. O documento ressalta a reivindicação em seu último parágrafo. “Solicitamos de Vossa Excelência todo o apoio necessário para as negociações com os Poderes Executivo e Judiciário, bem como o Congresso Nacional, para a aprovação da Reforma do Judiciário, concedendo a prerrogativa de os tribunais organizarem suas polícias próprias. Esse desfecho é aguardado com ansiedade não só pelos servidores, mas também pelos magistrados, tribunais e demais autoridades vinculadas à segurança pública”, afirma.

Segundo Roniel, Nelson Jobim afirmou considerar necessário e urgente a reestruturação do setor de segurança do Judiciário Federal. Na avaliação do ministro, o melhor caminho para essa reestruturação é a criação da Polícia Judicial, que também garantirá a isonomia entre os três Poderes.

Ao final da reunião, os agentes de segurança entregaram ao ministro da Defesa uma placa em homenagem do Mérito da Segurança Judiciária. Segundo os representantes da Agepoljus, a placa é um reconhecimento ao apoio do ministro em importantes pleitos da categoria quando era presidente do STF, como a inclusão da Polícia Judicial na PEC 358/05 e na negociação da GAS [Gratificação de Atividade de Segurança] no Plano de Cargos e Salários.

Da Fenajufe – Leonor Costa