Ministério do Trabalho lança anuário com dados sobre entidades sindicais

A Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lança no primeiro semestre deste ano uma publicação com dados consolidados sobre as entidades sindicais existentes no país. O anuário, que tem como proposta democratizar as relações de trabalho reunirá dados do novo Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), com o nome, base territorial, categoria representada pelas entidades e dados estatísticos sobre a organização sindical brasileira.
A publicação é elaborada a partir da Atualização Sindical, feita pelas entidades representativas de trabalhadores e empregadores. Até o momento, mais de 13 mil entidades informaram seus dados cadastrais. A atualização é feita pela internet, na página do MTE: www.mte.gov.br. Estima-se que existam 18 mil entidades, entre sindicatos, federações e confederações. O cálculo é baseado em levantamento realizado em 2001 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contabilizou cerca de15 mil entidades.
Uma das prioridades da SRT neste ano é dar continuidade à implantação do Sistema Integrado de Relações do Trabalho. Além do Cadastro de Entidades Sindicais, colocado no ar em abril de 2005, na última segunda-feira, 12/02, entrou em funcionamento o Sistema Mediador, que vai reunir as convenções e acordos firmados nas negociações trabalhistas, realizadas pelas entidades sindicais. O Mediador foi implantado em cinco Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs) nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.
Com o novo sistema, a sociedade poderá consultar as convenções e acordos de todo o país. A proposta é tornar cada vez mais transparente esse processo, beneficiando o trabalhador – que poderá acompanhar as conquistas de sua categoria – e as entidades, que terão uma importante ferramenta de pesquisa. O módulo de consulta estará disponível na página do ministério a partir do dia 26/02.

Fonte: Diap, com informações do MTE