Meio ambiente: Brasil e Canadá selam acordo para reduzir efeito estufa

Por Marcela Cornelli

O interesse do Canadá quanto a forma de construir um sistema sustentável de energia no século XXI foi um dos assuntos debatidos entre representantes do governo canadense e o presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, durante encontro hoje, no Rio. Foi assinado um protocolo de intenções entre os dois países para desenvolver pesquisas conjuntas sobre emissão de gases poluentes que causam o efeito estufa.

Em entrevista, Luiz Pinguelli Rosa falou sobre a preocupação do Brasil e do Canadá com a água, muito utilizada pelos dois países para gerar energia. Neste encontro, observou “ficou claro que não podemos ver este recurso somente como fonte de energia, subtraindo outros usos.Todo projeto hidrelétrico deve se adequar a esses usos. Não podemos ver a água só como uma empresa elétrica”.

O protocolo assinado hoje faz parte do Programa Emissão Zero de Gases Efeito Estufa da Eletrobrás. Entre as metas está a de diminuir ao mínimo possível as emissões de gases poluentes da atmosfera produzidos pelas usinas do grupo.

Fonte: Agência Brasil