Manifestantes entregam a José Alencar proposta para democratizar acesso ao transporte público

Por Marcela Cornelli

Parlamentares, empresários e trabalhadores dos transportes públicos fizeram há pouco uma passeata do Congresso Nacional até o Palácio do Planalto, onde serão recebidos pelo presidente em exercício, José Alencar. O grupo, que faz parte do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte e da Frente Parlamentar do Transporte Público, vai entregar ao presidente em exercício um conjunto de propostas destinadas a reduzir em até 50% as atuais tarifas de transporte urbano no país.

O coordenador da frente, deputado Jackson Barreto (PTB-SE), defende a inclusão na agenda do governo de políticas para possibilitar à população de baixa renda o acesso ao transporte público. O vale-transporte social seria distribuído a todos os beneficiários dos programas sociais do governo. “O direito de ir e vir do cidadão, previsto pela constituição, está prejudicado. Um país que tem 56 milhões de pessoas que não podem usar o transporte não respeita esse direito”, afirmou o deputado.

Uma das propostas da Frente Parlamentar do Transporte Público é a utilização de recursos da Contribuição sobre Intervenção do Domínio Econômico (Cide) em benefício do transporte público. “Nos últimos anos, esse país investiu mais no transporte individual do que em favor do transporte público”, reclamou o deputado. Ele espera apoio do governo federal para que as propostas possam sair do papel.

Fonte: Agência Brasil